Tel: +55 (51) 3265-1717

Optimistas participam de bate-papo com Robert Scheidt e Rodrigo Amado

Bate-papo com Scheidt e Amado

Durante a programação do dia livre no sábado (11), o velejador Robert Scheidt e o técnico Rodrigo Amado fizeram um bate-papo no Salão Principal do clube sobre suas jornadas no esporte. Os convidados falaram um pouco sobre suas experiências na vela, começando pela época em que eram velejadores da Classe Optimist. A conversa foi mediada pelo responsável da comunicação da Associação Brasileira da Classe Optimist (ABCO / Optibra), Marcus Amaral, e organizada pelo Veleiros do Sul e Confederação Brasileira de Vela (CBVela). 

Os tópicos principais do evento foram as preparações dos atletas antes de importantes competições, tanto do Optimist quanto das Classes Laser e 470, as rotinas e o diferencial para quem quer ser um campeão. O objetivo do diálogo foi motivar e dar dicas para os pais e velejadores na busca pelo crescimento dentro do esporte. 

Segundo Amado, o principal diferencial dele na época de Optimist foi a preparação física: “Ter acompanhamento na parte física e nutricionista me fizeram ter bons resultados em pouco tempo”. Para Scheidt o que diferencia um atleta campeão é o querer. “Quando você quer muito uma coisa e para você chegar na medalha Olímpica, você tem que acreditar que dá e ter perseverança, vontade”. 

Outro assunto importante foi o preparo mental antes de grande eventos. Amado contou que é fundamental conseguir  “viver o momento e tirar proveitos dos seus erros. Saber virar a página e executar um bom plano na próxima oportunidade”. Scheidt também ressaltou que “força mental, recuperação, humildade e confiança” são fatores que chamam atenção para quem deseja se tornar um vencedor. 

Concluindo o evento, Scheidt e Amado deram algumas sugestões para a Associação da Classe para a evolução nos treinamentos e salientaram a importância de conciliar a escola com o esporte.