Primeiro Cruzeiristas-Mor e grande presença de autoridades na edição de outubro do Jantar dos Cruzeiristas!

Na noite da última quarta-feira (1), foi realizada a edição de outubro do Jantar dos Cruzeiristas, com a presença de quase 90 membros, convidados e autoridades. Falando em autoridades, a mesa ficou repleta de figuras importantes para o clube e para a comunidade náutica em geral.

Ao lado do Mãe, Vinicius Magalhães, estiveram o comodoro do Veleiros do Sul, Frederico Roth, o vice-social, Eduardo Hofmeister, o vice-esportivo, Gustavo Geyer, também esteve presente no evento. Representando o Conselho Deliberativo, Sr. Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira.

Além deles, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Achilles Abreu Jorge Teixeira, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Firmino dos Santos, e a Comandante Nádia, presidente da Câmara, acompanhada do coronel Ricardo Accioly Gerhard, seu marido.

A edição teve como Cozinheiro da noite o associado e presidente da SOAMAR, Manfredo Flöricke, que preparou um matambre recheado para os presentes. Com a palavra, o Almirante Teixeira elogiou as tradições do clube e anunciou que, em comemoração aos 80 anos do 5º Distrito Naval, em 2026, planeja trazer a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais a Porto Alegre, pedindo apoio na divulgação do evento.

Em nome da Marinha e da SOAMAR, foi anunciada por Firmino a “Jornada da Mentalidade Marítima”, que ocorrerá em meados de novembro.

A Comandante Nádia, por sua vez, abordou a situação do Guaíba, destacando um ciclo de debates realizado na Câmara e informando que uma “carta do Guaíba” será enviada às autoridades, solicitando ações de cuidado e dragagem. O Comodoro relatou os recentes títulos e participações de destaque dos atletas do clube:

38ª Semana de Vela do Rio: O clube enviou sua maior delegação (24 atletas), conquistando o 2º lugar geral com Felipe Fraquelli e o título feminino com Ana Roth no ILCA 6, entre outros pódios. O VDS foi o melhor clube no ranking feminino e o 3º no masculino.

33º Circuito Conesul e 54ª Seival: Títulos para o Arretado (HPE), El Enemigo (J70), Kamikaze (Seival e ORC), Esperança (Bico de Proa) e Zápeka (RGS). O Fita Azul foi o Ponta Firme.

Sul-Brasileiro de ILCA 2025: Marian Kist foi a campeã geral e feminina de ILCA 6.

36ª Refeno: Títulos para Francesco (Aberta C), Cylon (Bico-de-proa A) e Marco Porto (Bico-de-proa E), Alba e De La Rue 3º lugar na Bico-de-Proa B.

Ainda foi mencionada a participação de dois barcos do clube na Cape2Rio no final do ano, sendo um deles o Esperança, de Márcio Lima, presente no jantar.

O vice-social, Eduardo Hofmeister, anunciou a lista de próximos eventos: Oktoberfest, Dia das Crianças, 101º Velejaço Noturno, o show Love is in The Air com a banda Os Pickles, e o Passeio para a Ilha Chico Manoel. Luciana Scarrone ainda anunciou a realização do Cruzeiro do Batom no fim de novembro.

O próximo cozinheiro será Nelson Ilha, que aproveitou a oportunidade para relembrar a realização do Campeonato Mundial de Soling em novembro, no Veleiros do Sul.

O ponto alto da noite foi a homenagem ao associado Henrique Hemesath, nomeado o primeiro “Cruzeirista-Mor” da história do grupo. Hemesath foi celebrado por suas décadas de contribuição ao clube, incluindo o projeto e doação de um guincho essencial para a operação dos barcos.

Como prometido, o sorteio do vinho com rótulo especial de Geraldo Sperb teve como vencedor o Netuno – Habiaga.

Para finalizar, o Ministro do Chopp, Olavo, anunciou os últimos aniversariantes, Vinicius (Mãe) e Lalau (ausente), além de um infrator misterioso que, segundo a tradição, pagaram uma rodada de Nikolascha e Chopp.

Nada mais a tratar, foi encerrada a reunião.