Tipos de Regatas: Flotilha, Duelo/Match e Equipes

Existem vários tipos de regatas e para cada uma especificações pré-estipuladas para os atletas se prepararem e competirem de acordo com as regras. Separamos duas postagem para apresentar quais são os tipos e algumas das principais diferenças entre elas. Confira neste post as mais conhecidas, que são as Regatas de Flotilha, os Duelos - mais conhecidas como Match Racing - e as Regatas por equipes.

 

Regatas de Flotilhas (Fleet Racing):

É a forma mais comum de regatas, no qual envolvem disputas completando um percurso. Elas podem ocorrer várias em um único dia ou ter uma única com duração maior como no caso da tradicional Volvo Ocean Race. Podem acontecer de duas maneiras: 

  1. Design único/"One-Desgin": quando todos os barcos são da mesma Classe, possuem as mesmas medidas, com a mesma área de vela, mesmos equipamentos, etc.

  2. Tempo corrigido: quando barcos com características diferentes podem competir entre si. As embarcações possuem avaliações e medições específicas que são calculadas por um sistema de tempo desde a largada até a chegada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Duelo"/ Match Racing:

Consiste em dois barcos idênticos disputando um contra o outro. É um duelo tático e estratégico com objetivo de chegar na frente. As regatas são de percurso barla sota com aproximadamente 20 minutos de duração. 

O match racing é iniciado 4 minutos antes da largada oficial para que os barcos entrem na zona de largada e façam uma batalha pré-regata com a intenção de ganhar vantagens em cima do oponente. 

Toda a competição é acompanhada por árbitros dentro d'água que monitoram de perto se há alguma penalidade ou não. Eles levam bandeiras amarelas e azuis para indicar quem foi penalizado, ou verde quando nenhum recebe penalidade. Quando um barco é penalizado, ele deve pagar fazendo um 360º. Caso um barco seja punido e logo em seguida o outro também, as penalizações são anuladas. Se alguma embarcação receber 3 penalidades, ela está desclassificada. 

 

48º Campeonato Brasileiro Interclubes da Classe Optimist - Dia 5

 

Regata de Equipes (Team Racing):

Geralmente, são regatas que consistem em dois times de três barcos competindo entre si. São regatas rápidas, que dependem das habilidades do atleta com o barco e tomadas de decisões táticas rápidas.

As equipes competem para alcançar uma combinação de chegadas, a que tiver a menor pontuação vence. O sistema de pontuação consiste em: chegar em 1º lugar = 1 ponto, 2º = 2 pontos, e assim sucessivamente. Chegar na frente não necessariamente significa a vitória, já que essa combinação depende das classificações do restante da equipe. Sendo assim, as chegadas são somadas resultando o total de pontos. Por exemplo: 

Equipe A = 2º , 3º e 5º lugares = 10 pontos

Equipe B = 1º , 4º e 6º lugares = 11 pontos

No exemplo, o barco que está em 1º, pode "atrasar" sua chegada para ajudar o restante da equipe. Há duas estratégias para isso: 

  1. "sujar" o vento do oponente se posicionando entre ele e o vento, fazendo com que ele diminua a velocidade. 

  2. Ou ainda, utilizar da regra do direito de passagem, se aproximando do adversário para que este precise mudar sua rota ou fazê-lo sofrer uma penalidade. 

Essas duas estratégias são utilizadas desde o início da regata, quando são iniciadas as manobras com os seis barcos em acirrada disputa para conseguir vantagem. As disputas também são acompanhadas de dentro da água por árbitros que emitem as penalidades na hora. Se um barco é protestado por outro e este aceita, ele pode pagar com 360º na hora. Se esperar por uma decisão do juiz, ele pode ter a sinalização da bandeira verde (sem penalidade) ou receber uma penalização de 720º.

 

Fonte: World Sailing

Imprimir