8 dicas de livros náuticos para navegadores

Nada como boas histórias para distrair nos momentos que não podemos navegar. Pensando nisso, listamos oito livros que são verdadeiros diários escritos por quem já viveu grandes aventuras no mar. Confira a nossa seleção de leituras obrigatórias para velejadores, navegadores e admiradores da vida à bordo.

1. Cem dias entre céu e mar – Amyr Klink

Publicado em 1985, o relato de Amyr Klink, considerado o primeiro navegador brasileiro, fala sobre uma de suas travessias que ocorreu de forma bastante incomum: uma aventura de mais de 3500 milhas do sul da África ao litoral baiano em um minúsculo barco a remo.

2. Diário de Bordo – André Homem de Mello

O livro narra um dos maiores feitos da vela oceânica brasileira: a volta ao mundo em solitário, sem escalas, pelo Oceano Austral, em uma viagem que durou seis meses, passando por uma perigosa região para navegação. 

3. A Viagem do Liberdade – Joshua Slocum

Relato do primeiro homem a realizar a navegação em solitário pelo mundo. O livro descreve os acontecimentos vividos por Joshua, na companhia da mulher e dois filhos, sem barco e sem dinheiro, em uma aventura vivida na maior parte do tempo no Brasil. 

4. No Coração do Mar – Nathaniel Philbrick

Famoso por inspirar um ícone da literatura mundial, o Moby Dick, de Herman Melville, o livro do historiador americano Philbrick narra em detalhes a tragédia do navio baleeiro Essex que, em 1820, afundou ao perseguir uma baleia no Pacífico. 

5. A volta ao mundo em um 12 pés – Serge Testa

A bordo em um barco de 3,60 metros, desenhado e construído por ele mesmo, Serge Testa navegou sozinho ao redor do mundo por 500 dias, vivendo os mais incríveis acontecimentos como tempestades e ciclones em um pequeno barco. 

6. À Deriva - Setenta e seis dias perdido no mar – Steven Callahan

Após naufrágio, Steven fica sozinho à deriva no Atlântico em uma balsa inflável de pouco mais de 1 metro. Assim, ele permanece por 76 dias, suportando as mais terríveis tempestades, sol escaldante e ataque de tubarões, até que, enfim, encontra a terra.

7. A Direção do Vento – Gustavo Piera

O livro relata as aventuras de uma equipe que tem como meta embarcar em um veleiro a fim de atravessar o Atlântico com destino a Havana, em Cuba. Uma história de superação através do trabalho em equipe. 

8. A Travessia do Snark – Jack London

Trata-se do único livro do escritor em que, pela primeira vez, ele relata uma experiência verídica: sua viagem por mares do sul, na companhia da mulher e de um amigo, em um veleiro construído por ele. Vale a leitura. 

Imprimir