Regatas Internacionais: SailGP

Considerada a Fórmula 1 dos mares, a SailGP é uma regata anual exclusiva para catamarãs F50, os mais rápidos veleiros de competição do mundo, capazes de atingir velocidades superiores a 50 nós. Com tecnologia de ponta e métodos de sustentabilidade, a corrida se destaca pela inovação e pelo alto desempenho dos barcos.

Iniciada em 2019, a primeira temporada do evento contou com 6 equipes competidoras, sendo cada uma representante do seu país: Austrália, China, França, Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos. A vitória foi da equipe australiana, comandada por Tom Slingsby. Já a segunda temporada contou com a chegada da Dinamarca como 7ª equipe e a substituição da Espanha pela China. Com a pandemia do coronavírus, a atual edição chegou a ser iniciada em fevereiro de 2020, porém precisou ser interrompida e adiada para 2021. A vitória, por enquanto, está com a Grã-Bretanha, comandada por Ben Ainslie.

Cada evento inclui dois dias de competição, com quatro regatas de flotilha e uma quinta regata disputada entre os dois vencedores. Na final, a equipe com maior pontuação ganha um prêmio de 1 milhão de dólares. Os pontos são acumulados ao longo da temporada.

Mesmo que recente, a SailGP já é considerada uma tradicional e importante competição mundial da classe F50. Os eventos podem ser acompanhados nas baías junto aos portos em que acontecem, ou pelo aplicativo do evento que transmite as regatas ao vivo. 

Imprimir