Regatas Históricas #6: Troféu Seival

A mais tradicional competição gaúcha de vela não poderia ficar de fora da nossa lista de regatas históricas. O Troféu Seival, organizado pelo Veleiros do Sul, ocorre desde 1970, em Porto Alegre, com velejadores que enfrentam as mais variadas condições de tempo em disputas emocionantes.

O percurso de longa distância, com cerca de 68 milhas, se estende do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro, até a Lagoa dos Patos, com largada durante o dia e término na madrugada. Ventos fortes, chuva e baixas temperaturas costumam marcar anualmente a competição, que ocorre no mês de setembro, sendo mais um desafio às tripulações participantes.

O evento faz parte do Circuito Conesul de Vela de Oceano, o maior da classe, desde 1991. A clássica disputa gaúcha tem como objetivo levar superação por meio dos desafios da natureza, ajudando os velejadores a desenvolver suas habilidades e conhecimentos náuticos, além, é claro, de incentivar a diversão e o espírito de equipe.

O nome Seival faz alusão ao lanchão utilizado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna, que resultou na proclamação da República Juliana durante a Guerra dos Farrapos. A embarcação foi conduzida por terra, sobre rodas e puxada por bois, e por água, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Este ano, o Troféu Seival celebra a sua 50ª edição, confirmada para 19 de setembro de 2020. Mais um evento histórico para a conta. 

 

Imprimir