Histórias a Bordo: associado leva a flâmula do VDS em expedições Águas de Interior

Sócio do Veleiros do Sul, Gustavo Santos realiza duas novas expedições do projeto Águas de Interior, que une o prazer de velejar ao cuidado com as nossas águas.

A bordo do Aurora, um Bruma 19, Gusta, na companhia de sua esposa Andréia, leva a flâmula do VDS pelas rotas da navegação. O objetivo é realizar estudos comparativos através das coletas de água nos mesmos pontos de expedições anteriores. 

De Torres a Osório, a expedição Litoral Norte Gaúcho II ocorreu de 19 a 21 de janeiro. Já a Rumo ao Sul III iniciará em breve, com saída do Veleiros do Sul, conforme a previsão do tempo para os próximos dias.

Confira abaixo o relato de Gusta sobre a experiência.

“Dia 19 de janeiro demos início à navegada da Expedição Litoral Norte Gaúcho II. Velejamos desde o norte da lagoa da Itapeva em Torres até a Lagoa do Palmital em Osório. Foram 13 pontos de coletas de águas que serão analisadas pelo IPH UFRGS e posteriormente divulgados. Além disso, verificamos e registramos dados sobre lixos flutuantes e nas encostas, cercas irregulares, a pesca e o turismo náutico pela região. Foram 2 dias navegando, sendo o primeiro dia vento fraco girando de norte para leste e voltando para norte, o que fazia ter de ajustar as velas com frequência para seguirmos no rumo certo. O local escolhido para passarmos a noite foi logo após a ponte da estrada Rota do sol (RS 453), um lugar seguro e com abrigo, pois final da tarde entrou a chuva e seguiu pela madrugada.

No segundo dia, mesmo com vento fraco, rendemos bem. Percorremos o canal do Rio Três Forquilhas usando vela grande e motor, pois este é bem sinuoso. As pontes, tanto no início do canal como no final são baixas o que exigiu baixar o mastro do Bruminha. Percorremos então a lagoa dos quadros em Capão da Canoa e o canal do rio Tramandaí. Novamente tivemos de baixar o mastro, além da altura da ponte ser baixa, ainda tem fiação de rede elétrica de alta tensão passando a uma altura de apenas 3 a 4 metros da linha da água.

O final do canal, onde inicia a lagoa das malvas, foi bem tenso. A pouca sinalização que existe são taquaras cravadas pelos pescadores tentando orientar o caminho. Mesmo assim, tínhamos apenas em torno de meio metro de profundidade.

Após 8 horas de velejo chegamos no Palmital. Foi um dia de garoas esparsas e novamente vento fraco girando, mas mesmo assim foi maravilhoso. Poder contribuir com o meio ambiente coletando informações importantes que serão usadas para trabalhos de doutorados, simpósios, palestras e atualização do banco de dados do nosso estado é o que nos motiva a seguir em frente.

Agora é levar o barco para Porto Alegre e aguardar as condições climáticas para iniciarmos a expedição Rumo ao Sul III, onde velejaremos do clube VDS até a fronteira de Jaguarão. Percorreremos o Rio Guaíba, Lagoa dos Patos, Canal de São Gonçalo e a Lagoa Mirim. Previsão de 15 dias trabalhando em prol das nossas águas. Esta será a 6ª expedição do Águas, um projeto que surgiu em 2016 e muitas milhas já foram percorridas, totalizando 5 estudos no RS e 1 em SC.

Acompanhem nossas expedições nas redes sociais e aguardem as divulgações dos resultados científicos, fotos, vídeos e relatos destas aventuras a bordo de um pequeno veleiro pelas lagoas do nosso estado.”