420: conheça a história da classe popular entre os jovens

Desenhada em 1960 por Christian Mayry, 420 é uma classe internacional de embarcação à vela criada para substituir antigos barcos pesados de madeira. Rápido, seguro e econômico, este tipo de veleiro é considerado o melhor para treinamento juvenil devido ao fácil ajuste conforme o peso e a habilidade do praticante, sendo porta de entrada para quem deseja velejar de 470.

Seu nome faz referência à sua medida de 4,20m de comprimento, com três velas e trapézio. Embora não seja um barco de iniciação, seu manejo também não requer um nível avançado de conhecimento, o que torna a classe ainda mais popular entre atletas homens e mulheres de diferentes idades. 

Projetado para duas pessoas, o 420 aparece em campeonatos nacionais e internacionais com tripulações masculinas, femininas ou mistas. O peso competitivo combinado ideal dos velejadores é de 110 a 145kg. 

Flotilha do VDS

Os atletas de 420 do Veleiros do Sul treinam sob comando do técnico Gustavo Canal Thiesen, que compartilha suas experiências no esporte com aqueles que, muitas vezes, sonham com o ingresso na vela olímpica. Pela classe, as duplas do VDS já conquistaram importantes títulos para o Clube, mostrando a evolução e a competitividade dos nossos jovens atletas. 

Imprimir