Torben Grael visita Ministério do Esporte sobre a Rio 2016

 


O secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, recebeu na sexta-feira (20.09) o velejador Torben Grael, bicampeão olímpico e agora técnico da equipe brasileira de vela. Eles conversaram sobre a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e o apoio que os atletas necessitam para competições e treinamentos durante o ciclo olímpico. Um dos apoios do governo federal será a Bolsa Atleta Pódio, que vai contemplar os iatistas mais bem colocados no ranking internacional da vela. Os demais continuarão recebendo a Bolsa-Atleta, que hoje apóia 176 velejadores de diferentes modalidades.


Outro ponto da pauta foi a estruturação da nova Confederação Brasileira de Vela (CBVela), criada há pouco tempo e ainda impossibilitada de receber recursos do ministério. Torben disse que a ideia da confederação é que os atletas de ponta aproveitem as condições oferecidas pelo Plano Brasil Medalhas para assegurar sua estrutura de treinamentos e competições, e que os recursos da Lei Agnelo/Piva sejam direcionados à base do iatismo, “para que não se mate a vela”.

Ambos conversaram também sobre a possibilidade de o Ministério do Esporte apoiar reforma e equipagem do Rio Yacht Club, de Niterói, que completa 100 anos em 2014. Entre os sócios do clube, cinco trouxeram 12 medalhas brasileiras em Jogos Olímpicos. O próprio Torben conquistou cinco, Marcelo Ferreira, três, Lars Grael, duas, Clinio de Freitas e Isabel Swan, uma cada. O secretário explicou que o clube pode apresentar projetos na chamada pública que o ministério vai abrir em breve para entidades privadas e lembrou que, por meio de convênios, o Ministério do Esporte vem conseguindo estruturar vários clubes em diversos estados.

Torben disse ao secretário Leyser que agora tem “quatro chapéus” – como presidente do Projeto Grael, comodoro do Rio Yacht Club, vice-comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e agora técnico da equipe brasileira de vela – e só tem a agradecer ao ministério. “O Projeto Grael, por exemplo, se vale da Lei de Incentivo ao Esporte. E nossos atletas de alto rendimento, no geral, têm a Bolsa-Atleta, que é muito importante para mantermos a geração da Fernanda Oliveira (medalhista olímpica da classe 470), da Patrícia Freitas (sétima no Mundial de RS-X) e outros velejadores."

Campeões mundiais
Em meio à conversa, o velejador recebeu um telefonema de Lucas Mesquita, que tinha acabado de se tornar campeão mundial júnior da classe Snipe com o proeiro Douglas Gomm, ambos colegas de clube dos Grael. O secretário Leyser perguntou então da equipe brasileira e Torben comentou: “Temos um time jovem muito bom e um grande campeão, o Robert Scheidt”.

Torben comentou a carreira de Jorge Zarif, de 21 anos, que recentemente foi campeão mundial de Finn (em Tallinn, na Estônia). “O Jorginho encontrou condições muito favoráveis e ganhou. Ele reconhece que ainda tem de melhorar muito, mas soube aproveitar as chances. Temos um potencial muito bom para os Jogos do Rio de Janeiro em 2016."

Denise Mirás
Foto: Sueli Scutti
Ascom – Ministério do Esporte

Imprimir