Vela é destaque no III Prêmio Sou do Esporte

Presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro é escolhido Gestor do Ano e CBVela fica no top 5 da Governança. Projeto Grael e Isabel Swan são homenageados

Foto: Marco Aurélio de Sá Ribeiro ao lado do presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira
    Créditos: Kadeh Ferreira

Mídia Guide/CbVela

Na noite da cerimônia do III Prêmio Sou do Esporte, na última quinta-feira, dia 7, no Hotel Grand Hyatt da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, bons ventos sopraram para a vela. A modalidade foi destaque na premiação, com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) ficando no top 5 das melhores entidades esportivas em Governança, e o presidente da CBVela Marco Aurélio de Sá Ribeiro sendo o grande vencedor na categoria “Gestor do Ano”.

“Todas as confederações têm evoluído muito em gestão. É muito bom que a governança seja algo a ser comemorado no esporte. Isso eleva o patamar. Esse prêmio, na verdade, é o reconhecimento ao trabalho de toda a equipe liderada pelo CEO da CBVela, Daniel Santiago. E para mim é uma satisfação a mais porque, como professor de cursos da área de gestão, o que eu faço é aplicar na prática o conhecimento que é trabalhado na sala de aula”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

A vela ainda foi protagonista com a medalhista olímpica Isabel Swan, escolhida como “Atleta de Valor” na cerimônia, por sua atuação como ativista em defesa do esporte e da natureza, além de ser embaixadora da Trata Brasil, entidade de apoio a ações de saneamento básico. O Projeto Grael, liderado pelos irmãos Axel, Lars e Torben Grael, foi homenageado na categoria “Sou do Esporte Solidário”, pelo trabalho esportivo, profissionalizante e ambiental que é desenvolvido com crianças e adolescentes em Niterói (RJ), em torno da vela.

Prêmio

Criado em 2015, o Prêmio é o único da América Latina destinado às confederações olímpicas que têm seus atributos de governança analisados em um estudo produzido pela entidade e reconhecido pela organização dinamarquesa Play the Game, que atua na promoção da democracia, transparência e liberdade de expressão no esporte.

O Prêmio Sou do Esporte avalia as práticas de governança de entidades esportivas a partir de mais de 130 atributos, abalizados nos principais indicadores: Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Integridade Institucional e Modernidade.

Além das confederações, a Sou do Esporte celebra atletas e entidades que trabalham para o desenvolvimento do esporte no país. O ex-pugilista Eder Jofre foi o homenageado especial do prêmio Sou do Esporte 2017.

SOBRE A CBVELA

A CBVela foi constituída em 2013 e é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

Imprimir