Semana de Monotipos de Ilhabela é warm up para o Pan de Lima

 

Tradicional competição do litoral norte paulista recebeu atletas do Brasil e do exterior em preparação para disputar medalhas no Peru, a partir de 25 de julho. Evento na ilha também definiu o campeão do brasileiro do 7º Distrito da classe Star

Ilhabela (SP) – Uma conexão entre Brasil e Peru esquentou o clima de inverno durante a 46ª Semana de Monotipos de Ilhabela. Vários atletas aproveitaram a tradicional competição como forma de preparação na reta final para os Jogos Pan-Americanos de Lima, a partir de 26 de julho. O resultado foi um elevado nível técnico do evento no litoral norte paulista, fazendo desta edição umas das mais fortes da história.

O casal baiano Juliana Duque e Rafael Martins é exemplo de velejadores empenhados no título em Ilhabela, mas focados no Peru. “O nível está bem alto na Semana de Monotipos e, para nós, é sempre bom vir para ilha, onde sempre encontramos bons velejadores e raias muito boas. Neste ano está servindo para a gente testar algumas coisas diferentes, avaliar como está o nosso nível em relação a flotilha, que também conta com outros atletas que estarão no Pan”, explica a timoneira Juliana.

Marido de Juliana e seu proeiro, Rafael confirma o objetivo de se preparar bem para os Jogos de Lima. “Estamos nos preparando para o Pan há dois anos, mesmo antes da classificatória. Somos a única dupla mista na classe Snipe que veleja também nas disputas exclusivamente masculinas. Neste último ano nos dedicamos bastante e conseguimos bons resultados. Viajamos bastante para treinar e competir com outras duplas, tudo para fazer um bom trabalho e buscar uma medalha para o Brasil”, completa.

O Pan atraiu também competidores estrangeiros para Ilhabela. É o caso do cubano Nélido Manso Lopez. Campeão mundial de Snipe em 1999 e dono de três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ele treina no Brasil ao lado da filha Iris. “A Semana de Monotipos tem sido um campeonato bem difícil e importante para a nossa preparação. Depois dessa competição, voltaremos para Cuba e, na sequência, seguimos para Lima. Vamos lutar para chegar à flotilha ouro, estar entre os cinco melhores e, quem sabe, brigar pelo pódio”, confirmou ele, que não foi o único velejador de fora do Brasil na ilha em busca de aprimoramento. O uruguaio e também campeão mundial Ricardo Fabini disputou a fase inicial da Semana de Monotipos.

Classe Star - Em paralelo à 46ª Semana de Vela de Monotipos, Ilhabela recebeu o campeonato do 7º Distrito da classe Star. A competição recebeu alguns dos principais nomes da vela nacional e o título foi conquistado pela dupla formada por Marcelo Bellotti e Mauricio Bueno. Com quatro vitórias em sete regatas, levantaram o troféu de campeão com 9 pontos perdidos, cinco a menos que os vice-campeões André Diomelli e Marcelo Jordão.

“Estou muito contente com o resultado. É o meu terceiro título na Semana de Monotipos, mas o troféu do 7º Distrito da classe Star, o mais tradicional, eu ainda não tinha. Conseguimos uma performance muito boa ao longo da competição e me sinto muito a vontade em velejar em Ilhabela, onde conheço as raias, e fico feliz pelo conquista ao lado do Maurício”, afirmou Bellotti, que completou. “Vou seguir focado em fazer um bom resultado em um mundial. No último, ficou um gostinho amargo, pois uma quebra me tirou do top 10. O próximo será nas Bahamas e quero evoluir para fazer um bom campeonato”.

Mais de 300 barcos - A 46ª Semana de Monotipos de Ilhabela, começou neste sábado (6) e termina nesta terça-feira (9), reunindo 300 barcos na cidade do litoral norte paulista, considerada a capital nacional da modalidade náutica. A competição antecede a tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a partir do próximo dia 13. 

Confira os líderes das classes - após terceiro dia de regatas:

Snipe
1 - Bruno Bethlem/Daniel Claro

Kite Foil
1 - José M Souza

Kite Foil Est
1 - Mateus Passos

420
1 - Mario Otavio/Gustavo Henrique

Optimist - Veteranos
1 - Luc Le Corre

Optimist - Estreantes
1 - Omar L. Carvalho

Open Bic
1 - Esdras Santana

Laser 4.7
1 - Victor V Malagrine

Laser Radial
1 - Guilherme F Marcianni

Lase Standard
1 - Caio S Lopes

29er
1 - Konstantin Wülfing/Thomas Mittempegher

Hobbie Cat 16
1 – Claudio Teixeira/Luana Sousa

Dingue
1 - Thiago Santana/Mariana Groba

A 46ª Semana de Vela de Monotipos é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela e da Federação de Vela do Estado. 

Race Village - Em paralelo às competições ao longo do mês de julho, a Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo promove o Race Village. A ação está sendo no Centro Histórico da cidade, e recebe vasta programação musical e cultural, prometendo reunir milhares de pessoas entre locais, turistas, atletas e seus amigos e familiares. Tudo grátis até o dia 28. 


 

Imprimir