Último Jantar dos Cruzeiristas de 2025 celebra tradição com batizado de novos membros

Na noite desta quarta-feira (3), o Veleiros do Sul realizou o último Jantar dos Cruzeiristas do ano de 2025. Em clima festivo e de casa cheia, o encontro foi marcado pela tradicional cerimônia de batismo, oficializando a entrada de novos integrantes ao grupo.

O evento contou com a ilustre presença de Lars Grael, acompanhado de Renata Pellicano Grael, sua esposa. Iniciando a noite, uma flâmula foi entregue ao renomado velejador, para que seja posta em seu novo barco. Todos ficaram lisonjeados com a presença de Lars.

O cardápio foi o seguinte: Filé grelhado, arroz, fritas, ovos fritos, saladas e creme brulée de sobremesa.

Conduzido pelo “Mãe” Vinícius Magalhães, a noite seguiu com a leitura da ata de novembro de 2025, com o cozinheiro Renato Plass realizando a leitura da Ata Histórica de 1976.

A noite foi de homenagens especiais. O associado Fernando De La Rue foi saudado pela doação de copos personalizados para o brinde de Nicolaska, ajudando a preservar o ritual do grupo. Tivemos a nomeação de Geraldo Sperb como “Cruzeirista-Mor”, sendo reconhecido como o membro mais antigo em atividade, presente no grupo há 69 anos e idealizador da tradição dos rótulos de vinho. Também foi anunciado que Vinícius Magalhães e Karina Geyer receberão a Medalha Amigo da Marinha na próxima semana.

Na pauta esportiva, o vice-esportivo exaltou o domínio do VDS no Mundial de Soling, parabenizando os campeões Cícero Hartmann, Régis e Sidu, os vice-campeões Nelson Ilha, Manfredinho e Léo, e o terceiro lugar de Kadu Bergenthal, Vilnei Goldmeier e Edgar Oppitz. Foram citados ainda o título Sul-Americano de Teodoro Guadagnin (ILCA 6) e os títulos estaduais de Pedro e Mateus Koch (29er), Felipe Grochtmann (ILCA 7) e Miguel Koch no sul-brasileiro de Optimist. Luciana Scarrone também relatou o sucesso do “Cruzeiro do Batom”.

O momento mais aguardado foi o Batizado, comandado pelo “Netuno” Ricardo Habiaga e seu ajudante Manfredo Flöricke. Após as provas de nós, degustação de peixe cru e a rodada de Nicolaska — conduzida pelo “Ministro do Chopp” Olavo Torres —, foram admitidos os novos cruzeiristas com seus respectivos batismos:
Luciane Zorzo (Dourada),
Cláudia Barth (Rêmora),
Alba Regina Zart (Peixe Anjo Rainha),
Rosa Altreiter (Pargo Rosa),
Fernando De La Rue (Peixe Gato).

Cláudia Barth emocionou a todos ao lembrar de seu pai, Egon Barth, conectando a história de seu nascimento com os jantares de segunda-feira da época.

Por fim, Fernando De La Rue foi nomeado o cozinheiro do próximo jantar, que está agendado para março de 2026, abrindo a nova temporada dos Cruzeiristas.

 

 

Jantar do Cruzeiristas | Dezembro 2025