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Torben Grael: Sem Star na Olimpíada do Rio, é hora de pendurar as chuteiras

Antonio Alonso Jr, da Revista Náutica

A decisão de manter a classe Star fora da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, pode selar o fim da carreira olímpica de Torben Grael e a de seu parceiro Marcelo Ferreira. "Não é uma surpresa, é apenas uma confirmação da decisão do ano passado. Nosso objetivo agora é fazer uma boa campanha com vistas ao ano que vem. 2016 ainda está longe, mas sem a Star aqui no Rio, é porque chegou a hora de pendurar as chuteiras mesmo", disse Torben Grael.



Marcelo Ferreira, proeiro de Torben desde os Jogos de Seul, em 88, tem uma postura parecida. "Já estamos numa campanha difícil para o ano que vem, não dá pra dizer que estaremos lá. Sem a Star nos Jogos do Rio, não tem a menor chance de eu fazer campanha olímpica em qualquer outra classe". Tanto Torben quanto Playboy deixaram claro que a decisão foi política, e não técnica. Desde que o Comitê Olímpico Internacional obrigou a Isaf, federação internacional de vela, a diminuir o número de medalhas de 11 para 10, os debates para decidir qual classe ficará de fora têm sido intensos. Primeiro foi o Tornado, único multicasco do programa olímpico. Agora, foi a vez da Star, a classe mais tradicional e que está nos Jogos desde 1932.

Torben e Marcelo sabem que ainda existe uma chance de a classe voltar ao programa. "Isso não depende mais da Isaf. Essa decisão depende de o Brasil, como país-sede, conseguir que a Vela tenha 11 e não 10 medalhas", contou Torben. Essa é a esperança de muitos velejadores, e o único caminho atualmente visível para recolocar a Star no programa olímpico.

Além de ser a classe onde velejam Torben Grael e Robert Scheidt, os maiores nomes da Vela brasileira, a Star deu medalhas ao Brasil em todas as Olimpíadas desde 1988, com exceção de Barcelona ´92. O Brasil é uma das grandes potências mundiais da classe, que é também a preferida de grandes velejadores de America´s Cup e Volta ao Mundo. No último Mundial, disputado no Rio, o Brasil colocou quatro duplas entre as 10 melhores do mundo.

Bicampeões olímpicos lamentam exclusão da classe Star da Rio-2016

Flávio Perez, ZDL

Isaf decidiu tirar a classe que mais rendeu medalhas ao Brasil nos Jogos. No Match Race Brasil, Torben Grael e Marcelo Ferreira estão fora das finais

A classe mais vitoriosa da vela brasileira em Olimpíada está fora dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. O conselho da Isaf - Federação Internacional de Vela - se reuniu em São Petersburgo, na Rússia, para definir o cronograma das classes para a competição e excluiu a categoria do evento.

O resultado prejudicou o Brasil, que tem tradição na Star. Desde Seul 88, o País tem sempre um velejador no pódio, com exceção de Barcelona 92. Nesse período, foram duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

"Já era esperada essa decisão. Foi política e não técnica. Tem muito lobby e interesses. É um pecado a Star ficar de fora da olimpíada do Rio de Janeiro. Nós temos um excelente retrospecto de medalha na Star", lamentou Torben Grael, maior medalhista do País nos Jogos. Torben não conseguiu apontar uma classe que pode substituir a Star à altura no Brasil e exigiu atenção especial na renovação da vela. "Talvez a classe 470 possa ser a referência agora, mas é muito difícil. É hora do COB apoiar a garotada para renovar a vela nacional".

Ouça a declaração do medalhista Torben Grael

A classe Star é a mais antiga do programa olímpico e está presente desde 1932. Na última edição dos Jogos, em Pequim, Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com a medalha de prata.

Torben Grael recebeu a notícia durante o Match Race Brasil 2011. O velejador comandou o Rio Yacht Club, de Niterói e a equipe dele e de Marcelo Ferreira foi eliminada na primeira fase da competição barco contra barco. O RYC tentava o tri do evento.

O fato negativo pegou todos os participantes do Match Race de surpresa neste sábado (7) no Iate Clube do Rio de Janeiro. O evento reúne os principais nomes da modalidade no País.

"É lastimável pelo que a classe fez nos últimos anos. Os brasileiros sempre estão entre os primeiros do mundo na Star. Fica uma pequena esperança. Vou torcer agora para o COB reverter a decisão", completou Marcelo Ferreira, dono de três medalhas ao lado de Torben.

Outro que criticou a decisão da Isaf foi o campeão mundial de Star Alan Adler, que comanda o Marina da Glória (RJ) no Match Race Brasil. "É uma pena já que todo velejador tenta chegar à Star e depois passa para desafios maiores como a vela de oceano. É uma perda para o esporte a saída da classe", resumiu.

Ouça o velejador Alan Adler


CBVM não desiste - O superintendente da CBVM, Ricardo Baggio, não escondeu a insatisfação com a decisão divulgada neste sábado(7). O dirigente reforçou a necessidade de reunir os nomes da classe e tentar reverter a situação. "Essa decisão tira a oportunidade dos ídolos do esporte brasileiro de competir em casa. Nós temos uma vantagem por ser o país sede e isso tem um peso muito forte. Agora é ter calma e esperar a volta do nosso representante na Isaf".


 

O Match Race Feminino, que participará pela primeira vez da Olimpíada no ano que vem, em Londres, também foi excluído do programa para 2016. As brasileiras, que estão em campanha para conquistar a vaga, participam do evento no Rio de Janeiro. Juliana Mota, Larissa Juk e Marina Jardim criticaram a posição da Isaf.

Segundo Marina, primeiro, a entidade deveria avaliar o que ocorrerá na Inglaterra. "Eu acho triste tirar antes de testar. Será um sucesso e as pessoas vão entender a vela mais facilmente. Pra mim é muito triste. Uma pena", ressaltou a tripulante feminina do Marina da Glória no Match Race Brasil.


As semifinais e finais do Match Race Brasil serão disputadas neste domingo a partir das 10 horas, na Baía de Guanabara. Marina da Glória (RJ) enfrenta o Búzios Vela Clube (RJ) em uma decisão. Na outra, a Marinha do Brasil (RJ) pega o Veleiros do Sul (RS). Os vencedores decidem o título e os perdedores o terceiro lugar.

O Match Race Brasil é realizado pela Brasil1 Esporte e tem patrocínio do Bradesco, Volvo, International Paper, Nycomed, Redecard, Wartsila e Semp Toshiba. Esse projeto é incentivado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O apoio é do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.


Isaf decidiu tirar a classe que mais rendeu medalhas ao Brasil nos Jogos. No Match Race Brasil, Torben Grael e Marcelo Ferreira estão fora das finais
Rio de Janeiro (RJ) - A classe mais vitoriosa da vela brasileira em Olimpíada está fora dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. O conselho da Isaf - Federação Internacional de Vela - se reuniu em São Petersburgo, na Rússia, para definir o cronograma das classes para a competição e excluiu a categoria do evento.

O resultado prejudicou o Brasil, que tem tradição na Star. Desde Seul 88, o País tem sempre um velejador no pódio, com exceção de Barcelona 92. Nesse período, foram duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

"Já era esperada essa decisão. Foi política e não técnica. Tem muito lobby e interesses. É um pecado a Star ficar de fora da olimpíada do Rio de Janeiro. Nós temos um excelente retrospecto de medalha na Star", lamentou Torben Grael, maior medalhista do País nos Jogos. Torben não conseguiu apontar uma classe que pode substituir a Star à altura no Brasil e exigiu atenção especial na renovação da vela. "Talvez a classe 470 possa ser a referência agora, mas é muito difícil. É hora do COB apoiar a garotada para renovar a vela nacional".

A classe Star é a mais antiga do programa olímpico e está presente desde 1932. Na última edição dos Jogos, em Pequim, Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com a medalha de prata.

Torben Grael recebeu a notícia durante o Match Race Brasil 2011. O velejador comandou o Rio Yacht Club, de Niterói e a equipe dele e de Marcelo Ferreira foi eliminada na primeira fase da competição barco contra barco. O RYC tentava o tri do evento.

O fato negativo pegou todos os participantes do Match Race de surpresa neste sábado (7) no Iate Clube do Rio de Janeiro. O evento reúne os principais nomes da modalidade no País.

"É lastimável pelo que a classe fez nos últimos anos. Os brasileiros sempre estão entre os primeiros do mundo na Star. Fica uma pequena esperança. Vou torcer agora para o COB reverter a decisão", completou Marcelo Ferreira, dono de três medalhas ao lado de Torben.

Outro que criticou a decisão da Isaf foi o campeão mundial de Star Alan Adler, que comanda o Marina da Glória (RJ) no Match Race Brasil. "É uma pena já que todo velejador tenta chegar à Star e depois passa para desafios maiores como a vela de oceano. É uma perda para o esporte a saída da classe", resumiu.

CBVM não desiste - O superintendente da CBVM, Ricardo Baggio, não escondeu a insatisfação com a decisão divulgada neste sábado(7). O dirigente reforçou a necessidade de reunir os nomes da classe e tentar reverter a situação. "Essa decisão tira a oportunidade dos ídolos do esporte brasileiro de competir em casa. Nós temos uma vantagem por ser o país sede e isso tem um peso muito forte. Agora é ter calma e esperar a volta do nosso representante na Isaf".

O Match Race Feminino, que participará pela primeira vez da Olimpíada no ano que vem, em Londres, também foi excluído do programa para 2016. As brasileiras, que estão em campanha para conquistar a vaga, participam do evento no Rio de Janeiro. Juliana Mota, Larissa Juk e Marina Jardim criticaram a posição da Isaf.

Segundo Marina, primeiro, a entidade deveria avaliar o que ocorrerá na Inglaterra. "Eu acho triste tirar antes de testar. Será um sucesso e as pessoas vão entender a vela mais facilmente. Pra mim é muito triste. Uma pena", ressaltou a tripulante feminina do Marina da Glória no Match Race Brasil.

As semifinais e finais do Match Race Brasil serão disputadas neste domingo a partir das 10 horas, na Baía de Guanabara. Marina da Glória (RJ) enfrenta o Búzios Vela Clube (RJ) em uma decisão. Na outra, a Marinha do Brasil (RJ) pega o Veleiros do Sul (RS). Os vencedores decidem o título e os perdedores o terceiro lugar.

O Match Race Brasil é realizado pela Brasil1 Esporte e tem patrocínio do Bradesco, Volvo, International Paper, Nycomed, Redecard, Wartsila e Semp Toshiba. Esse projeto é incentivado pela Lei de Incentivo ao Esporte. O apoio é do Iate Clube do Rio de Janeiro, Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Vela e Motor e Marinha do Brasil.

Isaf confirma Star fora da Olimpíada do Brasil e tira também Match Race Feminino

Antonio Alonso Jr,  Revista Náutica

Na madrugada deste sábado, o Conselho da Isaf reunido em São Petersburgo na Rússia confirmou a decisão anterior e manteve tanto a Star fora dos Jogos de 2016, no Brasil, apesar dos esforços do Brasil, como país sede, em reverter a exclusão. Uma surpresa foi que o Match Race Feminino, que participará pela primeira vez da Olimpíada no ano que vem, em Londres, também já foi excluído do programa para 2016. A reunião durou três horas e foi marcada por momentos de tensão. Mais de 50 submissões foram recebidas para avaliação e o resultado não deixou os brasileiros felizes.

Os eventos selecionados ao final da reunião foram os seguintes:

Masculinos:
Prancha ou kite - a ser definido
Barco de bolina individual - Laser
Segundo barco de bolina individual - Finn
Skiff - 49er
Barco de bolina para duas pessoas - 470

Femininos:
Prancha ou kite - a ser definido
Barco de bolina individual - Laser Radial
Skiff - a ser definido
Barco de bolina para duas pessoas - 470

Misto:
Multicasco para duas pessoas - a ser definido

O árbitro internacional Ricardo Lobato, que estava presente na reunião de novembro, quando a primeira decisão excluindo a Star foi tomada, repetiu o comentário do representante nacional no Conselho da Isaf e desabafou: "Foi um tapa na cara dos brasileiros". Além de ser a classe mais tradicional e preferida pelos grandes velejadores brasileiros, a Star deu medalhas ao Brasil em todas as Olimpíadas desde 1988, com exceção de Barcelona ´92. Essa decisão é definitiva e a Isaf não deixou espaço para modificaçães na reunião do final do ano.



A Star é a classe mais antiga do programa olímpico, está presente desde 1932. Robert Scheidt, que foi prata na últma Olimpíada, ao lado de Bruno Prada, era um dos grandes defensores da classe. "É a continuidade da carreira de vários atletas (ele próprio, nove vezes campeão mundial da Laser e dono de três medalhas olímpicas, mudou para a Star). A classe que concentra as maiores estrelas do iatismo mundial. E que apresenta regatas muito acirradas, decididas metro a metro. Na última Olimpíada, por exemplo, as medalhas só foram definidas na última perna da Medal Race", acrescenta.

O superintendente da CBVM, Ricardo Baggio, não escondeu a insatisfação com o resultado. "Foi uma decepção dupla. Não dá pra pensar numa Olimpíada no Brasil sem a Star. E a exclusão do Match Race Feminino, depois de todo o trabalho que começamos aqui é realmente triste". Além disso, essa decisão acaba com o trabalho de longo prazo feito com a classe. "Eu até fico contente com a intenção de trazer mais gente jovem para a vela, com os skiffs, mas quando você tira todos os barcos de quilha do programa olímpico, você perde representatividade".

Classes e equipamentos
A Isaf faz uma distinção importante entre classes e equipamentos. Classes são os tipos de barcos e equipamento é o modelo específico do barco. Os multicascos por exemplo, formam uma classe escolhida para participar dos Jogos do Rio, mas a Isaf ainda vai decidir qual barco será usado nos Jogos. Há uma expectativa muito grande de que esse barco seja o Tornado, que já foi classe olímpica e que liderou a campanha pela volta dos catamarãs às Olimpíadas.

É nesse contexto que Ricardo Baggio critica a retirada de todos os barcos de quilha dos Jogos. O Star, assim como Soling, Yngling e o Elliot 6 são todos barcos de quilha que já foram olímpicos e representam uma parte importante dos velejadores espalhados pelo mundo. "E se você for ver hoje, vários dos grandes nomes da vela mundial, como Iain Percy, Torben, Scheidt, Paul Cayard e outros são velejadores desse tipo", conta Baggio. Como explicar, então que nenhum barco de quilha continuará no programa olímpico? A resposta mistura interesses particulares das federações nacionais, onde a Star não tem representatividade com um desequilíbrio provocado há dois ciclos olímpicos, com a redução de 11 para 10 no número de medalhas da Vela.

Rio Boat Show: Com barcos de 60 e 80 pés, Schaefer Yachts se firma como maior fabricante de luxo do país

Assessoria Schaefer Yachts

Estaleiro catarinense faz sucesso no evento com a Phantom 600 e garante novidades para 2012

Se faltava algo para a Schaefer Yachts se estabelecer como a maior fabricante de barcos de luxo no país, o Rio Boat Show deste ano, que termina nesta terça-feira (03), coloca o estaleiro catarinense em pé de igualdade com os principais concorrentes estrangeiros. Líder no mercado de barcos de alto padrão até 50 pés, a Schaefer apresentou no Rio a Phantom 600, de 60 pés, e prepara para 2012 o lançamento da Phantom 800, o que coloca o estaleiro em um patamar inédito na indústria náutica brasileira. “Entramos definitivamente no mercado dos grandes barcos. E ninguém tem a mesma qualidade de desenvolvimento dos projetos e produção de barcos de luxo no Brasil”, afirma o empresário e yacht designer Marcio Schaefer, presidente da empresa.



 

Uma das principais novidades do Rio Boat Show deste ano, a Phantom 600 – com valor de aproximadamente R$ 5 milhões - fez um estrondoso sucesso na feira carioca e já tem encomendada toda a produção de 2011. Hoje, a Schaefer produz anualmente em torno de 280 barcos de 26 a 60 pés, nas unidades de Palhoça e Biguaçu (Grande Florianópolis), o que torna a empresa a maior fabricante brasileira no segmento.

Mais do que responder pela gestão da empresa, que conta com 650 funcionários, Márcio Schaefer é quem desenha e cuida do projeto de cada um dos barcos fabricados pelo estaleiro. Até mostrar a Phantom 600 no Rio Boat Show, foram dois anos de muitos testes, inúmeras madrugadas diante do projeto e um investimento pesado: criou em Biguaçu o mais moderno centro de design náutico da América Latina e importou uma máquina fresadora que corta milimetricamente a forma do barco, um processo computadorizado à prova de erros. O resultado foi um barco que agradou em cheio o mercado e que colocou a Schaefer em outro patamar na indústria nacional. O projeto encantou até os italianos da grife Pininfarina, um dos maiores estúdios de design do mundo, que tem como clientes a Ferrari e a Maserati, e que vai assinar uma das opções de interior da Phantom 600. Este opcional é um dos trunfos da Schaefer para o SP Boat Show, no segundo semestre. “Não perdemos em nada para os europeus. O Brasil hoje tem um mercado forte e ajudamos a criar um perfil próprio na produção e também na forma de se relacionar com o mar”, conclui Marcio.

Regata de super iates agita o mar do Caribe

 

Por Tatiana Zanardi
Do Caribe
Fonte: www.nautica.com.br




Por mais de 40 anos o Yatch Club Costa Esmeralda (YCCS) de Porto Cervo, Itália, tem sido um dos principais clubes náuticos do Mediterrâneo. Atendendo aos desejos dos seus sócios, expandiu para o Caribe e inaugurou uma nova localidade em Virgin Gorda, nas Ilhas Virgens Britânicas no último mês de março.

Dentre as festividades para inauguração da marina, destacou-se a primeira Super Yatch Regatta & Rendezvous no Caribe, que reuniu 22 embarcações entre 82 e 191 pés e quase 500 tripulantes e velejadores para competir durante 3 dias em ótimas condições de tempo e vento. O vencedor foi o veleiro de 138 pés Hanuman, um super iate J-Class. Seu dono, o empresário Americano James H. Clark, foi premiado com uma taça de prata desenhada pela joalheria mais antiga do mundo, a Garrard.

O evento foi encerrado com uma grande festa na noite da lua cheia em Oil Nut Bay, um luxuoso resort que está sendo construído em Virgin Gorda. "A Caribbean Super Yatch Regatta & Rendezvous reuniu proprietários de super iates de uma maneira inédita no Caribe. A beleza natural das Ilhas Virgens Britânicas, as condições ideais de navegação e o desenvolvimento do novo YCCS em Virgin Gorda foram perfeitos para que este evento inaugural se torne um evento anual no calendário de vela", comentou David Johnson, um dos idealizadores do projeto.