Velejador do projeto Navega SP vence o 1º Campeonato Brasileiro da classe Open Bic

 

Da assessoria
Fonte: www.nautica.com.br

Foto: Divulgação
7 velejadores entre os 15 primeiros eram do Navega SP

Entre os dias 17 e 19 de junho, foi realizado o 1º Campeonato Brasileiro Social da classe Open Bic de barcos, na sede do Clube Náutico Belém Novo. As ações contaram com apoio da prefeitura, por meio do Centro Administrativo Regional Extremo Sul, secretarias e órgãos envolvidos. Durante o encontro o secretário de Governança, Cezar Busatto, ressaltou a importância do Projeto Vela Social para a cidade, sendo referência internacional na representação da Capital na Expo Xangai 2010 e citado na publicação da Unesco como integrante do Projeto Criança Esperança da Rede Globo de Televisão.

Os vencedores da competição foram os seguintes: o velejador Rafhael Henrique Soares do Projeto Navega São Paulo venceu na categoria Overral. Na competição feminina, a paulista Michaela Ricci do Clube de Campo Castelo consagrou-se como a primeira campeã brasileira na categoria. Na Categoria Sub 15 o campeão foi o paulista Vitor Gil do Yate Clube Santo Amaro.

Já na Categoria Sub 12ho, o velejador gaúcho Wiliam Albuquerque do Projeto Vela Social do Clube Náutico Belém Novo tornou-se campeão brasileiro. A coordenação do 1º Campeonato Brasileiro Social da Classe Open Bic registrou a participação de 27 velejadores, na praia do Leblon de Belém Novo.

As regatas iniciaram sexta feira, 17 de junho, com a realização de uma etapa onde somente 11 velejadores concluíram a competição. "A dificuldade surgiu devido a ventos de 45 nós que espalharam a flotilha pela baia de Belém Novo, dando trabalho no resgate de velejadores e barcos", disse o coordenador do Vela Social, Sérgio Binato Pacheco. No sábado, 18, e domingo, 19, foram realizadas três e cinco regatas respectivamente, completando a série programada de oito etapas.

Vaga para o Mundial: O campeão geral da competição representará o Brasil em 2012 no Campeonato Mundial, que ainda não tem local definido.