Mudanças no ranking geral marcam 4º dia do Extreme Sailing Series em Boston

Dean Barker, do Emirates Team, da Nova Zelândia, garantiu a vitória na 4ª etapa do Extreme Sailing Series com uma excelente atuação, que fez grande sucesso na estreia americana. No país que celebrava o Dia da Independência, o americano Terry Hutchinson, a bordo do Artemis Racing, chegou para a corrida final com 8 pontos de vantagem. Depois de liderar a competição, na maior parte dos cinco dias, perdeu na rodada final, na última prova.



O final poderia ter sido escrito por um roteirista de Hollywood. O Emirates Team teve um bom começo e logo assumiu a liderança. Até esse ponto, a equipe de Hutchinson precisava ficar entre as quatro primeiras colocadas para assegurar a vitória. Porém, no final da prova, um erro tático fez com que a equipe fosse ultrapassada por outros quatro times, terminando na 8ª colocação. O resultado acabou com o sonho de Terry de vencer em casa e levou o Emirates Team à vitória por quatro pontos.


A equipe vencedora estava deslumbrada por terem vencido a 1ª corrida do Extreme Sailing Series. “A navegação é sempre um desafio”, disse Dean “Artemis Racing mostrou o caminho a semana toda, mas a corrida foi apertada, com potencial para todas as equipes no final. Nunca acaba antes de terminar. Tivemos um final apertado com Artemis, em Istanbul, e é bacana sair vitorioso dessa vez. Boston tem sido uma ótima cidade”, completou.
Leigh McMilan e a tripulação do The Wave, Muscat terminou na 3ª posição do pódio, superando as suas próprias expectativas. “Estava pulando e gritando no momento em que cruzamos a linha de chegada”, disse, entusiasmado, Leigh. “Foi uma semana muito difícil. Trabalhamos duro para a competição. Os meus companheiros me puxavam para cima sempre que eu estava chateado”.


A equipe italiana, que venceu a 2ª etapa na China, acabou na 4ª posição, a frente dos franceses por apenas 2 pontos. A Alinghi também veio mais forte e pulou da nona para a 6ª colocação, ficando a frente da Red Bull Extreme Sailing. Essa etapa foi uma das mais apertadas, com sete equipes disputando a vitória no último dia de competição.


Um bônus para o Emirates Team, que assumiram a liderança de 2011, antes posição da Groupe Edmond de Rothschild. A próxima etapa do Extreme Sailing Series será no Reino Unido, no Aberdeen Asset Management Cowes, em quatro semanas.

Extreme Sailing Series Quarta Etapa no Fan Pier Boston, EUA


Classificação geral após 37 corridas, 5º. dia (4.7.11)
Posição / Pontos
1º Emirates Team New Zealand (NZL), 293 Pontos
2º Artemis Racing (SWE), 289 Pontos
3º The Wave, Muscat (OMA), 269 Pontos
4º Luna Rossa (ITA), 262 Pontos
5º Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 260 Pontos
6º Alinghi (SUI), 251 Pontos
7º Red Bull Extreme Sailing (AUT), 248 Pontos
8º Oman Air (OMA), 198 Pontos
9º Niceforyou (ITA), 172 Pontos
10º Team GAC Pindar (GBR), 137 Pontos
11º Team Extreme (EUR), 126 Pontos