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Equipe Brasileira de Match Race Feminino treina em Niterói visando Mundial da Austrália

ZDL Comunicação

Meninas focam competição de dezembro que poderá dar uma vaga ao País em Londres-2012

As velejadoras que integram a equipe brasileira da classe Match Race encerram nessa semana uma etapa da fase de treinamento em Niterói, no Rio de Janeiro, visando o Mundial das classes olímpicas, em Perth, na Austrália.

 

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Apesar de não disputar o evento-teste, em Weymouth, nessa semana, as meninas apostam no entrosamento entre tripulação e barco para conseguir a vaga do País nos Jogos de Londres-2012.

"O grupo tem uma equipe multidisciplinar com preparador físico, nutricionista, fisioterapia, psicólogo, consultor de regras e técnico esportivo, além dos barcos Elliott 6M à disposição", contou Ricardo Baggio, superintendente da CBVM.

O Brasil já confirmou a presença de dois times no Mundial de Perth 2011, em dezembro. A formação do grupo será baseada por critérios técnicos para cada função no barco.

Nove atletas fazem parte do projeto, que está inserido no Programa de Solidariedade Olímpica Internacional desenvolvido pelo COB e CBVM - Confederação Brasileira de Vela.

Hoje, o time feminino de Match Race, que lidera o ranking, é formado por Juliana Mota, Marina Jardim e Larissa Juk. As outras velejadoras são Renata Decnop, Fernanda Decnop, Tatiana Ribeiro, Juliana Senfft, Gabriela Nicolino Sá e Luciana Kopschitz.

"Nesta avaliação diária são consideradas todas as condições como parte física, psicológica, fisiológica, e técnica. O objetivo é deixar o time preparado para conseguir resultados expressivos", revelou Martha Rocha, Gestora do Projeto pela CBVM .

Depois da fase de treinos em Niterói, o time segue para os Estados Unidos para disputar competições da categoria. As clínicas ocorrem na cidade fluminense e em Porto Alegre (RS).

Melhores sites de metereologia para navegadores segundo a Revista Náutica

Amanda Denti, Revista Náutica

Desde os idos mais remotos, o ser humano se preocupa com a previsão do tempo. As primeiras civilizações consultavam os deuses — ou os oráculos. Agora, a cada dia fica mais fácil antever como será o clima no dia seguinte. Ninguém precisa esperar pelas beldades que, de batuta em punho, prestam esse serviço nos jornais noturnos da TV. Basta consultar um site sério na internet. Há dezenas deles. Melhor: o índice de acerto é de 95%, se o prognóstico for para as 24 horas seguintes. Quando se trata de previsões com cinco dias de antecedência, a probabilidade diminui, como seria de supor. Ainda assim, o índice de precisão é bem alto: 75%.

 


Para chegar a tamanho nível de acerto, os sites recorrem a diversas fontes para fazer as previsões. Elas incluem informações obtidas por satélites, radares e boias meteorológicas. Pilotos de aviões e comandantes de embarcações também colaboram, alertando como andam as coisas nos lugares por onde passam. A soma dessas informações permite a você sair para o mar sabendo, por exemplo, se entrará uma frente fria ou se há risco iminente de uma tempestade. Quem navega sabe muito bem o quanto isso pode tranquilizar, adiando uma saída ou confirmando que, ao que tudo leva a crer, não haverá perigo de súbita mudança do tempo. Para auxiliar você a entrar no clima, selecionamos alguns dos sites mais confiáveis.

Climatempo - www.climatempo.com.br

É um dos mais consultados no país e repleto de mapas que ajudam a explicar as condições meteorológicas também no mar. Tem imagens de satélites atualizadas de hora em hora e previsões (quase sempre bem confiáveis) para cinco dias consecutivos. Oferece, ainda, tábua das marés diárias – embora a previsão delas seja feita apenas por cálculos astronômicos, o que pode gerar alguns errinhos de ordem prática. Mas, no geral, é famoso pelo seu alto nível de acertos.

Meteoro Marinho - www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo

É o boletim oficial do Serviço Metereológico da Marinha do Brasil e bem cotado entre marinas e iate clubes. Para os leigos, não é tão simples de consultar, pois divide o País em regiões nem sempre óbvias: a "Área Alfa", por exemplo, vai do Chuí ao Cabo de Santa Marta. Além disso, contém tantas abreviaturas e símbolos que tem até glossário! Mas indica, de modo confiável, o tempo, o vento, as ondas e a visibilidade em cada uma das regiões. É só saber o nome da que lhe interessa.

Buoyweather - www.buoyweather.com

É considerado preciso e goza de bom conceito entre os gringos. Fornece a altura das ondas e a velocidade do vento em todos os mares do mundo. Tem muitos recursos. Mas, cobra pela maioria das informações (como a previsão do tempo mais detalhada). Em compensação, oferece 15 dias de acesso grátis e pode enviar informações por e-mail. É fácil de entender, desde que se tenha algum conhecimento de inglês. Já os gráficos coloridos qualquer um entende.

CPTEC - www.cptec.inpe.br

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) é um filhote do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Traz dados detalhados sobre chuvas, temperaturas, umidades, ventos, pressões atmosféricas e nuvens para todas as regiões do Brasil. E tem um serviço específico para navegantes, com o resumo das condições do mar próximo às principais cidades da costa, com detalhes dos ventos, altura das ondas, correntes e o escambau.

Windguru - www.windguru.cz/pt

É um site voltado para windsurfistas e kitesurfistas, mas que, há muito tempo, virou guru (seu nome não é nenhum exagero) também para os velejadores e navegantes em geral, já que trata, com a precisão de poucos, a questão dos ventos, no mundo inteiro. É, no entanto, simples de navegar e bem prático, com página em português e um cardápio já pronto de 150 pontos disponíveis no território brasileiro. Basta clicar e saber o que Éolo reserva para você lá.

Quinta etapa do Extreme Sailing Series será televisionada

Assim como as outras quatro etapas anteriores, Cowes também terá cobertura televisiva no Extreme Sailing Series. Os três dias de cobertura da LiveTV (7 a 9 de agosto) serão aprimoradas com quatros dias de transmissão por Webcam, que permitirá que se assista a competição em qualquer parte do mundo. Com fortes ventos nesse difícil circuito, alguns dos melhores velejadores de 15 países diferentes batalharão em frente a uma multidão na quinta etapa.

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Por ser um evento de cunho comercial, que precisa de patrocinadores para as equipes, o desenvolvimento das plataformas de mídia é prioridade para os organizadores. Neste quinto ano, a série do Extreme Sailing Series já é transmitida para algumas das mais importantes emissoras do mundo, como a CNBC, Eurosport, Canal 4. Bloomberg, TRT, Starhub (Ásia) e Sport+ (França). Os noticiários, o canal no YouTube e a transmissão ao vivo pela TV tem aumentado a procura pela competição neste ano, atraindo milhões de fãs de línguas e culturas diferentes.

Os dois produtos da quinta etapa, a WEBcam e a LiveTV, são partes da estratégia  dos organizadores para descobrir o melhor custo-benefício para trazer a ação dos competidores para os fãs de todo o mundo.

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O diretor da Lou Newlands Media e Comunicação – empresa que leva seu nome – comentou: “Teremos duas versão da cobertura online ao vivo na quinta etapa – WEBcam e LiveTV- nosso evento é comercial e precisamos escolher com cautela dentro de nosso orçamento e decidimos por estas duas maneiras de acesso”, e completou dizendo que “Em síntese, onde quer que aconteçam as transmissões, nós assumimos na internet com várias câmeras, gráficos inserções de vídeos e comentários das equipes. Onde não há afiliado para transmissão ou não é permitido gravar, optamos pela forma mais simples (WEBcam) com apenas uma câmera, acompanhando a corrida, aliados ao nosso time de especialistas” explica Newlands.

A equipe de transmissão do Extreme Sailing Series instalará uma redação na marquise VIP no Egypt Point. Uma oportunidade para os convidados conhecerem os bastidores de uma produção de TV. Os comentaristas Seb Destremeau, Andy Green e Hannah White manterão os espectadores ligados nas ações do Extreme.

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Em Cowes, de domingo a terça (7, 8 e 9 de agosto), uma multicamera da produção da LiveTV estará no local com a cobertura ao vivo no site oficial e também em outros portais além da transmissão pela TV. A SailTV também transmitirá em seu site (HTTP://www.sail.tv). Além do mais, por meio da Sail TV o evento poderá ser visto em televisões de muitos estabelecimentos como bares e iate clubes no mundo.

O Extreme WEBcam irá transmitir no Sábado, Quarta, Quinta e Sexta (6, 10, 11 e 12 de Agosto) com imagens ao vivo e áudio com comentários direto do local onde acontecem as corridas.

Programação Ao vivo

LiveTV: Domingo a Terça (7, 8 e 9 de agosto)

Programa começa às 14h15 no horário de verão britânico com os competidores e a exibição de windsurfing a frente da corrida do Extreme começa às 15h00

WEBcam: sábado, quarta, quinta e sexta (6, 10, 11 e 12 de agosto)

WEBcam começa às 14h15 no sábado com as corrida às 15h00

Confira o site para atualização dos horários.

Para mais informações sobre a quinta etapa em Cowes, entre no www.extremesailingseries.com e sigua o #exss no Twitter

Informações sobre oAberdeen Asset Management Cowes Week entre no www.aamcowesweek.co.uk


River Tour: passeio náutico para lanchas até o Farol de Itapuã

A Motoryama organiza o passeio náutico para lanchas River Tour. O evento ocorre no sábado, 13 de agosto, com saída às 9h30 da Marina do Conga, com destino ao Farol de Itapuã. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail nautiway@motoryama.com.br.

 

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Schaefer Yachts festeja resultado do 3º Boat Experience

O estande da Schaefer Yacths no 3º Boat Experience, encerrado em 31 de julho, no Guarujá (SP), foi disparado o mais visitado do evento que mexeu com o mercado náutico paulista. Além disso, o estaleiro catarinense comemora a liderança de vendas durante o final de semana. Promovido pela revista Boat Shopping, a feira trouxe novidades de diversos setores da produção náutica, entre elas lanchas, jets, motores e acessórios.

Além de exposição dos modelos da linha Phantom, os presentes puderam realizar test-drive de diversos modelos, além de conhecer de perto a qualidade e a excelência dos modelos seminovos da Schaefer Yachts. Foi uma chance para os visitantes ficarem perto do padrão de luxo, sofisticação e navegabilidade dos festejados barcos fabricados no Brasil e exportados para diversos países.

Sava Clube comemora 69º aniversário com regatas para oceano e monotipos

Assessoria de Imprensa Clube dos Jangadeiros

Será com regatas que o Sava Clube irá comemorar o seu aniversário de 69 anos. O clube náutico irá realizar as provas no próximo final de semana, dias 6 e 7 de agosto, e as inscrições já podem ser realizadas nas secretarias esportivas do Clube dos Jangadeiros, do Sava Clube, do Iate Clube Guaíba e do Veleiros do Sul, até as 12 horas do sábado (6) para monotipos e até 12h de domingo (7) para barcos de cruzeiro.

O valor taxa por tripulante é de R$ 20, com direito a camiseta alusiva ao evento. Os velejadores da classe Optimist terão desconto de 50% no valor da inscrição e os competidores da Open Bic terão isenção do pagamento da taxa de inscrição. A premiação está agendada para 19 horas de domingo, no Sava Clube. Mais informações pelo telefone (51) 3269-1984. Acesse aqui o aviso de regatas!

Confira as classe e categorias que irão participar do 69º aniversário do Sava Clube:

Monotipos:
Laser (STD-RAD-4.7) Dingue (Geral), HC 16 (Geral), HC 14 (Geral)  Byte (Geral), Flash 135 (Geral), Snipe (Geral), Força Livre *(Geral), Vela Adaptada (Geral), Optimist (Veterano-Feminino-Estreante) e Open Bic (Geral).

Cruzeiro:
Tchê 17, Flash 165, Bruma 19’, Micro Tonner 19, J-24, Cruz. até 20 pés, Cruz. De 20,01 até 22 pés, Cruz. De 22,01 até 25 pés, Cruz. De 25,01 até 30 pés, Cruz. De 30,01 até 33 pés, Força Livre e Multi-cascos.

Empresa cria lancha que mergulha como um golfinho

Revista Galileu

Equipado com um motor de 1500 cilindradas e 260 cavalos de potência, a lancha Seabreacher, da Innespace, revela um novo conceito para navegação em alta velocidade. Idêntica a um golfinho, a embarcação é capaz de deslizar sobre a água a mais de 60 km/h e fazer manobras parecidas com as do mamífero de verdade.


Com lugar para duas pessoas, o cockpit pode ser equipado com GPS e sistema de som para iPod. Há também um monitor de LCD que projeta imagens externas, funcionando como um periscópio.

O mesmo jato de água - similar ao de um jet-ski - controla a propulsão e a direção do golfinho, que também consegue navegar submerso e salta para fora da água após o mergulho (
assista no vídeo abaixo, em inglês).

 


Torben Grael mostra pessimismo com vela brasileira

Portal Terra

Maior medalhista brasileiro em Olimpíadas (cinco - duas de ouro, uma de prata e duas de bronze), o velejador Torben Grael mostrou-se pessimista quanto à situação do iatismo brasileiro. Em entrevista ao Sportv, o atleta, que compete na classe star com Marcelo Ferreira, não demonstrou muita confiança quanto à sua classificação para a Olimpíada de Londres, em 2012.


"Estamos em um período complicado. Eu acabei de fazer 51 anos, já não sou uma criança e o ritmo de treinamento está muito forte. Fica complicado enfrentar os mais jovens, que têm mais recursos, principalmente porque não contamos com muitos patrocinadores", disse Torben Grael. "Fizemos uma campanha forte no primeiro semestre do ano, mas agora está difícil manter o nível de competição. É a primeira vez que temos uma seleção (para a Olimpíada) que não será definida em uma competição única - resultará da somatória de dois eventos (o Mundial da Austrália e a seletiva pré-Olímpica, em fevereiro", explicou o dono de duas medalhas de ouro.

Além da dificuldade para chegar à Olimpíada, outro aspecto que desanima Torben é o fato de a classe Star ter sido excluída dos Jogos de 2016, no Brasil. "Sabemos que é uma decisão política, envolvendo interesses econômicos", lamentou, reclamando também da falta de apoio ao esporte no Brasil. "Temos uma geração de jovens talentosos, mas é difícil fazer a transição para as classes olímpicas, ainda mais que estes jovens não tem fama para conseguir patrocínios".

Motoryama abre loja náutica em Porto Alegre

Matrix Comunicação

A Motoryama, empresa de Porto Alegre que em outubro comemora 50 anos, amplia a sua divisão náutica e abre na capital a Nautiway Motoryama. Dedicada à venda de lanchas, jets skis e acessórios para lazer e esportes náuticos, tem 1,3 mil m2 de showroom coberto, incluindo área para eventos e cursos. Com os espaços de oficinas e serviços, chega a 2,2 mil m2.


A empresa, que nasceu como revenda de motos e hoje é o principal representante da Yamaha no sul do país, diversificou o mix entrando para o ramo náutico em 1985, mantendo desde então a liderança no RS. Hoje a Motoryama é a terceira loja que mais vende jetskis Yamaha no Brasil.

No mercado de lanchas, representa no estado os maiores estaleiros do país no segmento de lazer, Fibrafort e Schaefer Yachts, ambos de Santa Catarina.

Na Nautiway Motoryama são oferecidos vários modelos de lanchas das duas marcas, com tamanhos de 16 a 60 pés. Os valores variam de R$ 37 mil numa Focker 160 até R$ 4,8 milhões em uma sofisticada Phantom 600. Além disso, a loja dispõe da uma ampla linha de jetskis de última geração da Yamaha (líder mundial no segmento), com valores que vão de R$ 28 mil até R$ 60 mil. A Nautiway está localizada na esquina da Avenida Farrapos com a Rua Coronel Dico de Barros, bairro Navegantes.

A estrutura oferece ainda assistência técnica especializada em todos os produtos.


Refeno: 60 dias para a maior aventura náutica brasileira

Da assessoria da Refeno

Há menos de dois meses para a partida  da maior Regata Oceânica do país, no Marco Zero/Recife, a comissão organizadora finaliza os últimos detalhes para mais uma edição da REFENO. Em seu XXIII ano de realização, e seguindo os passos da famosa expedição  realizada pelos tripulantes do Odisseus, no ano de 1986, quando o maior receio era não conseguir chegar a Ilha de Fernando de Noronha, a famosa tripulação formada pelo Mauricio Castro, Torreão, Veras, Leo e Abdias; iniciaram uma das mais famosas regatas brasileiras.


"A REFENO é uma regata que funciona como o divisor entre homens e meninos quando se trata de Vela de Oceano. Uma travessia em pleno Oceano Atlântico que não possui nenhum ponto de apoio entre o Recife e a Ilha, não é coisa para iniciante que imagina a regata como um cruzeiro em um transatlântico. Em apenas duas edições aconteceu de o mar estar calmo. Já nas demais, os ventos alísios que predominam nesta região com intensidade moderada, sempre foram uma atração", enfatiza o diretor geral do evento, Marcos Medeiros.

Ainda segundo Marcos Medeiros, chegar em Fernando de Noronha após muitas horas de velejada, presenciar uma paisagem deslumbrante com a água da cor do azul turquesa, e ainda ter a sorte de ser saudado pelos golfinhos é algo que emociona qualquer velejador.