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Vídeo mostra medal race no Finn Europeans 2011

Sail World

O vídeo abaixo mostra a medal race do Campeonato Europeu de Finn 2011, realizado em Helsinki. O croata Ivan Kljakovic Gaspic (CRO 524) venceu a disputa com seis pontos de vantagemdo britânico Giles Scott (GBR 41).

 

 

Ondas poderão gerar energia limpa com baixo custo

Fernanda Morales/Terra

Barcos movidos por energia captada das ondas do mar um dia poderão gerar energia com um custo muito menor do que a atual forma de captação da força das ondas. O projeto do pesquisador Andre Sharon da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, prevê que os barcos seriam capazes de viajar até certo ponto no oceano, ancorar e ali começar a captação da energia das ondas, carregando baterias com a energia limpa.

Os barcos de 50 metros de comprimento serão capazes de captar a energia através de boias instaladas em sua lateral, que irão acionar braços mecânicos. A captação de energia se dará com o movimento que a boia fizer com o balanço das ondas e dessa forma, acionará braços mecânicos que produzirão energia de 1 megawatt. As baterias terão capacidade de armazenar 20 megawatts/hora, ou seja, para atingir uma carga completa os barcos terão de permanecer no mínimo 20 horas em alto mar.

De acordo com o site New Scientist, o que tornaria a captação de energia proposta por Sharon barata é que esses navios não precisarão de cabos para se conectar com as placas acumuladoras, onde a energia é depositada. Esses cabos custam em média 500 mil dólares por quilômetro de extensão.

O projeto foi apresentado na Conferência de Tecnologia Limpa 2011, em Boston. Durante a conferência, Sharon apresentou um cálculo que justifica seu projeto. Ele acredita que seu mecanismo gastará apenas quinze centavos de dólar para produzir um quilowatt por hora, enquanto os mecanismos existentes hoje gastam entre 30 e 65 centavos de dólar pelo mesmo quilowatt hora.

O diretor do programa de energia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Mark Jacobson, afirmou para o site New Scientist que a ideia de Sharon é muito criativa. Ele ainda acredita que essa energia possa ser armazenada e usada em momentos de forte demanda.

Nesta semana, a Escócia também apresentou seu novo e gigantesco gerador de energia por ondas que poderá gerar 250% mais energia com um terço do custo de um gerador convencional. Instalado na costa do país, as autoridades acreditam que o Oyster 800 gerará 800 quilowatts de energia limpa.


Projeto pune quem estiver alcoolizado ao conduzir embarcação

Agência Câmara de Notícias

A Câmara analisa o Projeto de Lei 173/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que proíbe a condução de embarcações por quem estiver com concentração de álcool igual ou superior a dois decigramas por litro de sangue ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. As penalidades previstas são multa e suspensão do certificado de habilitação. Em caso de reincidência, haverá cancelamento da habilitação.

A autoridade marítima também poderá adotar, como medidas administrativas, a apreensão do certificado de habilitação e a apreensão, retirada do tráfego ou impedimento de saída da embarcação.

No caso de impedimento do condutor, a embarcação poderá deixar de ser retida caso estiver sendo empregada para transporte remunerado de pessoas ou transporte de produtos perigosos ou perecíveis. Para isso, deverá haver pessoal habilitado capaz de operar a embarcação até seu destino.

Segundo o projeto, quem não quiser se submeter a teste de alcoolemia durante inspeção naval estará impedido de operar embarcação pelo prazo de 12 horas.

A proposta altera a Lei 9.537/97, que trata da segurança do tráfego aquaviário.

Lei Seca
A proposta de Weliton Prado é idêntica a um projeto do ex-deputado José Fernando Aparecido de Oliveira que foi arquivado na legislatura passada (PL 5610/09). "A recente introdução, no Código de Trânsito Brasileiro, de regras mais restritas acerca da utilização de bebidas alcoólicas pelos condutores de veículos - a chamada Lei Seca - acabou suscitando discussão de natureza semelhante no âmbito da navegação", afirma Weliton Prado.

Norma atual
Atualmente, as punições para condutor de embarcação em estado de embriaguez estão previstas em norma da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha (Norma 07/DPC), de 2003. Essa norma estabelece limite de teor alcoólico de até três décimos de miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, com margem de tolerância de um décimo de miligrama por litro de ar. Nos casos em que o condutor estiver com teor alcoólico igual ou acima desse limite, será iniciada a aplicação de procedimentos administrativos.

Segundo a norma, o infrator será apresentado à autoridade policial competente para adoção de medidas que entender cabíveis. Ele pode ser punido com reclusão de dois a cinco anos (se enquadrado na conduta de atentado contra a segurança de transporte marítimo e fluvial, prevista no artigo 261 do Código Penal); ou prisão simples, de 15 dias a 3 meses, ou multa (se enquadrado no artigo 62 da Lei de Contravenções Penais).

A norma atual também prevê medidas administrativas como retenção da habilitação e apreensão da embarcação. Após o encerramento do procedimento administrativo, o infrator pode ter a habilitação suspensa ou cancelada.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palestra: Meteorologia para Navegantes - Princípios para a Navegação Segura

Angelo Menegassi Neto realiza palestra para navegadores no Sava Clube no próximo sábado. Confira os detalhes:

A navegação recreativa, seja em Veleiros ou Lanchas, depende dos elementos naturais para ser realizada, estando intimamente ligada as condições do tempo para que possa ocorrer. O conhecimento metereológico é fundamental na navegação – compreender o clima e seu comportamento é imprescindível para segurança do navegante e sua tripulação além de propiciar um rápido avanço nos objetivos desejados.
Esta palestra servirá para nortear os interessados em relação à leitura metereológica pertinente à navegação – mais importante do que saber ler uma previsão de tempo é ter a capacidade de fazer sua própria previsão.

Principais Tópicos a Serem Abordados
Conceitos Básicos; Fenômenos Físicos; Extremos Meteorológicos; Ventos; Origens e Causas; Escala Beaufort; Interpretação de Previsões do Tempo; Como Fazer a Própria Previsão do Tempo.

O Palestrante
Angelo Menegassi Neto, 41 anos, Oficial Estadual de regatas a vela e Capitão Amador. Menegassi ainda possui dois cursos de nível superior, Ciências Biológicas e Educação Física, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui carteira profissional de Marinheiro Auxiliar Fluvial e Curso de Metereologia da Marinha. É instrutor de cursos preparatórios para habilitação para navegar nas categorias Arrais Amador, Mestre Amador e Capitão Amador.

Onde: Sava Clube - Av. Guaíba, 4127- Assunção
O Público: O evento é aberto ao público em geral, sócios e não sócios do clube.
Quando: Dia 16 de julho – das 17h às 20h15 - mais informações 9127.8157 com Celso Afonso
Quanto: R$10,00 (com direito a coffe brak e apostila eletrônica - não esquecer de levar seu pendrive!)

Vela adaptada garante mais uma vaga para o Brasil em Londres 2012

Final Sports

A participação do Brasil no Mundial de Vela Adaptada, em Weymouth (Inglaterra), entrou para a história da modalidade. A competição classificatória para a Olimpíada de Londres, em 2012, reuniu os melhores velejadores com deficiência do mundo, entre os dias 30 de junho e 8 de julho, e foi palco da conquista inédita brasileira na classe Skud 18 (tetraplégicos). Dentre cinco vagas, a dupla verde e amarela garantiu a quarta e única para o País.

A disputa foi marcada por estreias. Há dois anos na vela adaptada, Elaine Cunha, 29 anos, foi a primeira mulher a integrar a seleção brasileira. Ao lado do timoneiro Bruno Neves, 25, a atleta velejou pela primeira vez no barco Skud 18 já em Weymouth, para a competição.


“Foi diferente, porque a gente treina num barco mais simples e numa represa que não tem correnteza e o vento é mais fraco. A conquista foi uma surpresa para todos nós, porque era minha estreia e nossa primeira experiência com o barco. Ele é excelente! Bruno e eu nos apaixonamos e estamos animados. O Skud 18 nos permitiu um desempenho melhor por ter uma aerodinâmica boa, mais potente, velas melhores”, enumerou, entusiasmada.

Elaine, que sofreu um acidente de carro há quatro anos, conheceu o esporte adaptado na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

“Aprendi a nadar lá e depois me apresentaram ao remo adaptado. Fiz um ano e depois conheci minha fisioterapeuta, que também é classificadora funcional. Ela me falou sobre a vela e eu me interessei. Isso aconteceu há dois anos e não esperava que em tão pouco tempo eu estaria representando o Brasil numa competição tão grande e menos ainda que iria para uma Paraolimpíada. Foi tudo muito emocionante”, revelou Eliane.

Bruno começou a treinar na vela há dois anos e está bastante animado com a conquista.

“Agora vamos trabalhar para conseguir o mesmo barco para treinarmos com ele aqui no Brasil. O Mundial foi uma experiência maravilhosa e um desafio muito grande. Em um dos dias pegamos um vento de 26 nós. Alguns barcos nem saíram e nós conseguimos completar as duas regatas”, contou o velejador, que treina com a parceira na Represa de Guarapiranga (SP).

O Brasil também participou das disputas nas classes Sonar, com três atletas – Ricardo Messias, Rinaldo dos Santos e Antonio Castro – e na 2.4 mr com Mario Czaschke, além de seis pessoas no staff, entre técnicos, fisioterapeutas e acompanhantes.

“Foi a primeira vez que o Brasil correu nas três classes. Foi uma surpresa conseguirmos vaga na classe Skud 18, que começamos a trabalhar neste ano”, comentou a diretora-secretária da Confederação Brasileira de Vela, Nina Castro.

Campeonato Europeu: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan entre as lideres

Esta quarta-feira, 13, foi de muita regata e muita movimentação na classificação provisória da classe 470 Feminina, do Campeonato Europeu ou Open Europeans Helsinki 2011, na Finlândia. Devido à previsão de pouco vento para amanhã, a organização do evento resolveu antecipar uma prova e agitou o dia dos competidores realizando três regatas.

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Após o término da primeira, as brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguiam liderando o grupo, formado por 43 tripulações. Na segunda prova, entretanto, Fernandinha e Ana caíram para a terceira posição, após cruzarem a linha de chegada na 15ª colocação. Neste momento, o primeiro lugar foi assumido pela dupla espanhola Tara Pacheco e Berta Betanzos, seguidas pelas dinamarquesas Henriette Koch e Lene Sommer. Na terceira e última regata, Fernanda e Ana conseguiram recuperaram uma posição. Tricampeãs brasileiras e da pré-olímpica, elas finalizaram o dia em segundo lugar, atrás das espanholas que seguiram na liderança.

“O dia foi cansativo, mas de bons resultados. Conseguimos nos manter do grupo da frente”, comentou Fernanda, medalhista Olímpica em Pequim.

Para amanhã está prevista mais uma prova, a última antes da Medal Race. A regata da medalha acontecerá na sexta-feira, dia 15, com apenas as 10 primeiras tripulações de cada classe.

-A dupla
Fernanda e Ana estão em campanha olímpica, visando os Jogos de Londres 2012. Juntas desde 2009 e integrantes da Equipe Permanente de Vela Olímpica, elas recebem auxílio da Confederação Brasileira de Vela e Motor para disputarem os principais eventos do calendário internacional do esporte. Neste ano, as atletas já participaram de competições nos Estados Unidos, França, Brasil, Espanha e Inglaterra.