Colunistas VDS: O Farol Cristóvão Pereira

 

 

 

Postado no Popa.com.br em 11 Julho 2004

por Danilo Chagas Ribeiro

 

Localizado na costa leste da Lagoa dos Patos, a meio caminho entre Porto Alegre e Rio Grande, o Farol Cristóvão Pereira é o mais importante, o mais alto e o mais antigo da Lagoa dos Patos.

 

Lampejo de alívio
Quem já navegou à noite sabe da importância de um farol. O navegante vai seguindo na escuridão, orientado por instrumentos, cartas náuticas e outras informações. Nada se vê adiante da proa.
Quem nunca navegou à noite não faz idéia do que seja isso. É preciso saber confiar nos dados que se tem a bordo. Embarcações não usam faróis para iluminar o caminho. Mantém-se acesas as coloridas luzinhas de navegação para que se possa ser visto por outros barcos (verde à dir, encarnada à esq, e branca à ré).

Saindo fora do tema, relembro que o Gerd, um velejador alemão que atracou no Jangadeiros, me contou que, na travessia da europa pra cá ouvia ruídos à noite como se fosse alguém lhe atirando beijos da escuridão. Depois de achar que havia enlouquecido, descobriu que haviam golfinhos acompanhando o veleiro. Velejar à noite é mágico, mas não é para todos.

Ao determinar-se que o barco está aproximando-se da área de alcance do farol, fica-se de olho na direção em que se presume que esteja, esperando-se a qualquer momento ver a piscada da luz na escuridão. O primeiro lampejo nem sempre nos convence. É preciso ver mais alguns para ter a certeza de que não se está vendo apenas o que se deseja ver.

Mesmo com todos os atuais apetrechos tecnológicos, a luz de um farol é a confirmação mais segura do rumo seguido. É a que traz mais alívio. Não há tela de radar nem GPS que proporcione a enorme satisfação de se enxergar a primeira tênue piscada do farol ainda lá longe. É algo real. Está ali, indiscutivelmente, isto é, não tem bits nem bytes no meio, nem regulagem de ganho de radar, nem a geometria atual dos satélites do GPS a considerar.
Tá lá ele!!! Ali ó... Espera... Ali!

 

"84 moirôes de ley"
Em 2004, o mal estado de conservação do farol Cristóvão Pereira vinha sendo objeto da preocupação do meio náutico gaúcho, especialmente de navegadores da Lagoa dos Patos, como o Cmte Emílio Oppitz, de Tapes, que enviou ao popa.com.br essas “photographias” do farol, do ano de 1.950.

O Farol Cristóvão Pereira foi construído na mesma época que o da Ponta Alegre, na Lagoa Mirim, e o Bujuru, na Lagoa dos Patos. Segundo o Comandante Carlos Altmayer Gonçalves, o Manotaço, do Veleiros do Sul, o ano de início das obras do farol é 1858. "Em 1859 a torre já estava pronta, e tudo indica que tenha começado a operar em 1886", diz Manotaço, um pesquisador da história da navegação por estas bandas.
Vejam só a pérola que este comandante deu-se ao trabalho de enviar aos visitantes do Popa:

"....escavou-se o terreno à uma profundidade a encontrar bastante água, estacou-se com 84 moirôes de ley toda a superfície, sobre os quaes engradou-se com vigas de ley na distância de três palmos de uma a outra, e depois de incavilhadas encheu-se os entrevallos de pedra secca bem calcada: sobre este engradamento levantou-se a sapata de pedra e cal até 10 palmos, e sobre esta levantarão se as paredes da torre e as das meios águas seguindo sempre com a planta em vista. Acha-se presente esta obra com os arcos fechados do 2º pavimento e a receber o respectivo madeiramento, e a 45 palmos de altura acima do terreno...."
(Correspondência do intendente do estado para o vice-rei no Rio de Janeiro, no seu relatório de atividades de 9/março/1859; 1 palmo = 21cm)

 

Abrigo seguro
Conforme o Cmte Geraldo Knippling (VDS), autor de livros sobre a navegação no Guaíba e Lagoa dos Patos, em 1.992 o farol sofreu reforma que o desfigurou. Janelas foram fechadas com alvenaria e seus 30m de altura foram caiados de fora a fora. "Uma viagem de Rio Grande a Porto Alegre levava dias, muitos deles parados, à espera de ventos favoráveis. Os fundeadouros de Bojuru e Cristóvão Pereira eram um abrigo seguro..." escreveu o autor de "O Guaíba e a Lagoa dos Patos". O livro fornece carta para acesso e preciosas informações sobre ventos, e para fundeio nas cercanias do farol.

A casa do faroleiro não existe mais, tendo a operação sido automatizada. As embarcações à vela que transportavam mercadorias e se refugiavam junto ao farol também se foram, mas o farol não deixou de ser importante para a navegação, nem tampouco para a história da navegação no Rio Grande do Sul.

Características do lampejo do Cristóvão Pereira: Lp.B.10s 30m 13M
Os faróis e faroletes têm freqüências de lampejo (pisca-pisca) diferentes. Isto ajuda a confirmar que a luz que se vê é mesmo a do farol considerado.

As cartas náuticas mostram as características de identificação de cada farol e farolete, seguindo abreviaturas e simbologia padronizadas. Observe na carta abaixo a notação do Cristóvão Pereira e veja o significado no quadro.
Depois tente identificar as características do farolete mostrado mais ao norte (uma dica: para a Marinha não existe a cor vermelha, e sim a encarnada).

 

Abreviatura
Significado
Lp. Lampejo curto
B. Luz Branca
10s Período do lampejo (luz e eclipse), em segundos
30m Altitude da luz do farol, em metros
13M Alcance luminoso, em milhas náuticas
(SG) Sem guarnição (sem faroleiro)


Para interpretar símbolos e abreviaturas utilizadas nas cartas náuticas
consulte a carta 12000 da Marinha do Brasil

 

Saiba quem foi Cristóvão Pereira:
https://acervo.popa.com.br/docs/cronicas/cristovao_pereira.htm