Primeiras regatas do 29º Circuito Conesul Golden Lake de Vela de Oceano iniciaram neste sábado (11)

Com a realização da Regata Multiplan de percurso barla-sota, competição promovida pelo Veleiros do Sul começou com boas disputas nas águas do Guaíba. 

Promovido pelo Veleiros do Sul, o 29º Circuito Conesul Golden Lake de Vela de Oceano iniciou na tarde deste sábado, 11 de setembro, com a realização das Regatas Multiplan de percurso barla-sota para as classes ORC, HPE 25 e Microtoner 19.

Com a participação de 27 embarcações nas águas do Guaíba, o primeiro dia da competição foi marcado pelas condições de vento médio no sentido sul, variando entre 10 e 12 nós de intensidade na única regata realizada durante a tarde.

Após uma tentativa de largada no horário da programação, o vento diminuiu no meio tarde, fazendo com que a CR levantasse a bandeira Recon para aguardar. Após o vento sul se firmar, a largada aconteceu por volta das 16h30 para a classe ORC e HPE 25. Na sequência, foi realizada a sinalização de largada para a classe MT19.

Na classe ORC, o veleiro Kamikaze XI, do Comandante Augusto Moreira (Veleiros do Sul), fechou o dia na liderança da classificação geral. Na segunda colocação está o Angela VI - Crioula, do Comandante Renato Plass (Veleiros do Sul), seguido pelo Tempest, do Comandante Luis Colling (Veleiros do Sul), em terceiro lugar.

Na HPE 25, a primeira colocação está com o veleiro Grifo, do Comandante Gustavo Gonçalves (Veleiros do Sul). O Juniores, de Felipe Brito (Veleiros do Sul, está em segundo e em terceiro lugar está o Seahawk, de Eduardo Dipp (Clube dos Jangadeiros).

Na Microtonner 19, o Horizonte – Bronquinha, de Bruno Donati (Sava Iate Clube) está em primeiro, seguido pelo 14Bis, de Maximiliano Sartori (Sava Iate Clube), em segundo, e o Cenira, de Roberto Machado (Sava Iate Clube), em terceiro.

Clique aqui e confira as súmulas parciais.

Após as regatas, as tripulações participaram da cerimônia de abertura do evento que aconteceu no Hangar 1 do VDS. O Comodoro do Veleiros do Sul, Cícero Hartmann, destacou a realização de mais uma edição do evento como um reinício das atividades em um novo momento que todos passam na cidade e abriu oficialmente a competição.

A solenidade contou com a presença do Vice-Prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, o Secretário Extraordinário Executivo para os 250 anos de POA, Rogério Beidacki, o Capitão de Fragata Rodrigo Feitosa, que representou a Capitania dos Portos de Porto Alegre, o Comodoro do Clube dos Jangadeiros, Pedro Pesce, o Vice-Comodoro de Esportes do CDJ, Carlos Humberto Goidanich, o Comodoro do Sava Iate Clube, Guilherme Lopes e o diretor técnico da FEVERS, Carlos Henrique de Lorenzi. Também estiveram presentes os membros da Comodoria do VDS.

Também foram premiados os destaques do dia, uma das novidades da competição neste ano, que conta com o oferecimento da Vinhos do Mundo. Confira os vencedores:

  • Classe ORC: Kamikaze XI, Comandante Augusto Moreira
  • Bico de Proa (HPE 30): Comodoro, Comandante Rodrigo Linck Duarte
  • HPE 25: Grifo, Comandante Gustavo Gonçalves
  • MT 19: Horizonte-Bronquinha, Comandante Bruno Donatti

A programação do 29º Circuito Conesul Golden Lake segue neste domingo, 12 de setembro, com a disputa da Regata Lake Victoria de percurso médio, também para as classes ORC, HPE 25 e MT 19, com largada prevista para às 11h

O 29º Circuito Conesul Golden Lake, a 50ª Regata Troféu Seival Golden Lake e a 31ª Regata Troféu Farroupilha Golden Lake são promovidos pelo clube Veleiros do Sul e contam com o patrocínio da Golden Lake Multiplan e apoio da Delta Yachts, Equinautic e Nautos.