Descanse em paz, Bóris Ostergren!

 

É com grande pesar que a Comodoria do Veleiros do Sul informa o falecimento do sócio, velejador e grande amigo Bóris Ostegren.

Apaixonado pela vela, Bóris foi um dos principais nomes do esporte no Veleiros do Sul e um grande campeão na vela, conquistando títulos que consagraram sua grandiosa carreira e se tornando uma das referências no esporte.
Em 1977, conquistou o título do Campeonato Mundial de Snipe em Copenhague, ao lado de Ernesto Neugebauer, e também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Panamericanos de 1979, conquistas estas que orgulham a trajetória de Bóris no esporte. Além de um grande velejador, foi técnico e também trabalhou nas comissões de regata de inúmeras competições, levando o seu imenso conhecimento.


Também foi diretor da Escola de Vela Minuano, sempre demonstrando o seu comprometimento com o desenvolvimento de novos velejadores: "Muitas vezes pergunto para uma pessoa se ela sabe velejar e a resposta é: 'fiz um curso de vela'. Não há segurança. Ela passou por uma escola, mas não se sente em condições de andar sozinha”, revela Boris. O trabalho desenvolvido pela Escola Minuano é justamente dar essa segurança ao aluno. “A meta de nossa escola é fazer que o aluno só acabe realmente o curso quando estiver preparado para velejar com toda segurança”, diz Boris, em trecho da matéria especial da Revista Minuano de 2007.

Em mensagem, o Comodoro Cícero Hartmann reforça os sentimentos à família e amigos: “Nossos profundos sentimentos pela passagem do amigo Bóris Ostergren, exemplo e professor de tantos velejadores, parceiro de regatas, adversário de difícil embate, nobre campeão, grande parceiro da nossa Escola de Vela Minuano e treinador de várias Olimpíadas e muitos eventos, entre tantas outras virtudes. Esposo, pai, avô, líder de uma bonita família, vai deixar muitas saudades, mas acima de tudo, motivo de orgulho pela passagem de vida. Vai em paz Bóris e descanse com o dever cumprido! Bons Ventos amigo!”.

A cerimônia de despedida será realizada neste sábado, 23 de outubro, das 7h30 às 10h30, no Angelus Memorial (Av. Porto Alegre, 320 – Medianeira).

Nossos sentimentos à todos os familiares e amigos. Descanse em paz, Bóris!