Em edição marcada por homenagens à Bóris Ostergren, veleiro Angela VI - Crioula é campeão do 31º Troféu Cayru de Vela de Oceano

Com Ximango e Kamikaze XI completando o pódio da classe ORC, tripulações do VDS marcaram presença nas regatas da competição, que foram realizadas neste domingo (24), no Guaíba. Troféu Volta da Ilha das Pombas é dedicado em homenagem à Bóris Ostergren.

 

Na tarde ensolarada deste domingo (24), as tripulações do Veleiros do Sul participaram das regatas da 31ª edição do Troféu Cayru de Vela de Oceano e garantiram bons resultados nas águas do Guaíba.

Foram promovidas duas regatas com percurso barla-sota para as classes ORC, HPE 30, HPE 25 e Microtonner 19, com condições de vento sul/sudoeste variando entre 12 e 15 nós de intensidade na raia da Pedra Redonda.

Nesta edição, o Troféu Volta da Ilha das Pombas, entregue à primeira embarcação a completar a regata de percurso longo do Troféu Cayru, foi dedicado em homenagem à Bóris Ostergren, grande nome da vela brasileira e uma das principais referências do esporte. O troféu foi entregue ao Vice-Comodoro Esportivo, Kadu Berghental. "Esse Troféu Cayru ficou marcado pela partida de um grande velejador, mestre e professor de muitos velejadores. Gostaria de parabenizar o Clube dos Jangadeiros e o Comodoro Pedro Pesce pelo acolhimento e pela fraternidade em reconhecer a grandiosidade do Bóris ao cancelar as regatas de sábado e prestar esta homenagem merecida à família do Bóris ao nosso grande amigo nesta edição", disse o Comodoro Cícero Hartmann. 

Troféu Volta da Ilha das Pombas, em homenagem à Bóris Ostergren, é entregue ao Vice-Comodoro Esportivo Kadu Bergenthal
pelo Capitão dos Portos de POA, Átrio de Oliveira Cruz.

Após garantir a vitória nas duas regatas, o Angela VI - Crioula, do Comandante Renato Plass, conquistou o título da competição na classe ORC e levou o Troféu Rotativo da competição. Completando a sequência de conquistas do VDS na classe, o Ximango, de Paulo Gonçalves, garantiu a segunda colocação e o Kamikaze XI, de Augusto Moreira, ficou em 3º lugar.

Confira abaixo os resultados do VDS na classe ORC:

Classificação geral
Angela VI – Crioula, Comandante Renato Plass | 1º lugar
Ximango, Comandante Paulo Gonçalves | 2º lugar
Kamikaze XI, Comandante Augusto Moreira | 3º lugar
Bravíssimo 2, Comandante Nelson Ilha | 5º lugar
Ponta Firme, Comandante Adriano Santos | 7º lugar
Stand By Me, Comandante Adrion Santos | 15º lugar

Classe A
1º lugar - Ximango, Comandante Paulo Gonçalves

Classe B
1º lugar - Kamikaze XI, Comandante Augusto Moreira

Classe C
1º lugar - Bravíssimo 2, Comandante Nelson Ilha

Súmula ORC

Na classe HPE 30, o Ximango, do Comandante Paulo Gonçalves, foi o vencedor após garantir um 1º e um 2ª lugar nas regatas do dia. O Ponta Firme, do Comandante Adriano Santos, ficou na quarta colocação da classe.

Pela classe HPE 25, o veleiro Bond Girl, do Comandante Guilherme Roth conquistou o primeiro lugar após vencer as duas regatas do dia. Em terceiro lugar ficou o Grifo, do Comandante Gustavo Gonçalves.

Com o veleiro Notorius de Niels Rump como Fita Azul, as tripulações do VDS também marcaram presença no Velejaço, que teve largada realizada por volta do meio-dia. Confira abaixo os resultados:

Notorius, Comandante Niels Rump - Fita Azul/ 1º lugar Força Livre
Vento e Alma, Comandante Marcelo Hoffmeister - 1º lugar Cruzeiro 35
Patuá, Comandante Fernando Maris – 3º lugar Cruzeiro 30
Desafio 32, Comandante Reinaldo Roesch – 2º lugar Cruzeiro 35
Tironasso, Comandante Carlos Trein – 3º lugar Cruzeiro 35
Escape, Comandante Luciano Lemanski – 4º lugar Cruzeiro 35
Livre, Comandante Daniel Luersen – 4º lugar Cruzeiro 30
Oceanics, Comandante Francesco Colombo Filho – 2º lugar Cruzeiro 42
Zápeka, Comandante Leonardo Bridi – 2º lugar Cruzeiro 23

Súmulas HPE 30, HPE 25, MT19 e Velejaço

Em respeito à Bóris Ostergren, grande nome da vela brasileira e uma das principais referências do esporte, as regatas da competição que seriam realizadas no sábado (23) foram canceladas, permitindo que toda a comunidade náutica pudesse prestar suas últimas homenagens.

A 31º edição do Troféu Cayru de Vela de Oceano foi promovida pelo Clube dos Jangadeiros.