VDS garante lugar no pódio da 51ª SIVI na ORC, Clássicos e C30! Saiba mais

 

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela chegou ao fim neste sábado (27), e o Veleiros garantiu o pódio em todas as classes em que participou. A edição contou com mais de 100 barcos, com as clássicas disputas da SIVI e integrou também o Campeonato Brasileiro da ORC e BRA-RGS.

 

O “Crioula 52”, de Eduardo Plass, passou o posto de campeão para o “+Bravíssimo”, de Luciano Secchin, após nove regatas completadas. O começo do TP 52 do VDS na 51ª SIVI foi complicado, chegando a ficar na 16ª posição geral, mas o favoritismo e a qualidade da equipe, que foi campeã em 2022 e 2023, prevaleceram, finalizando a edição de 2024 na 2ª posição geral, com o vice-campeonato Brasileiro de ORC, o título da categoria ORC Racer e Fita Azul na Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil.

 

Na classe C30, o “Loyalty 06”, de Alex Leal (VDS, ICRJ), terminou a 51ª SIVI na 3ª posição geral em uma das tabelas mais disputadas deste ano. O campeão de 2023 abriu a edição de 2024 na liderança. A briga seguiu acirrada e a raia manteve-se emocionante até o final, quando o “Tonka”, de Demian Pons com Robert Scheidt, sagrou-se campeão da 51ª edição. A décima segunda e última regata da classe foi vencida pelo “Loyalty 06”, com vento sul/sudeste e 15 nós.

 

O título dos Clássicos quase ficou com o Veleiros do Sul. Após oito regatas, o “Vendetta” (VDS, RGYC, YCI), comandado por André Gick, foi ultrapassado pelo “Kamehameha”, de Alberto Henrique Kunath, por uma diferença de 2,50 pontos. Apesar do 1º lugar não ter ficado com o VDS, a campanha do “Vendetta” foi impressionante e quase impecável, marcada por cinco dias de liderança, o título no Campeonato Brasileiro de BRA-RGS e o título da categoria B. O “Asteriscus” (ICS), de Luiz Rosenfeld, que teve Niels Rump a bordo, ficou com o 5º lugar geral e o 3º lugar da categoria B dos Clássicos.