Optimist

Optimist é um pequeno barco monotipo de bolina, podendo ser de madeira ou material plástico. É recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo 60 kg. Foi concebido por Clark Mills em 1947. No início eram caixotes com velas improvisadas com que a garotada de Clearwater, Flórida disputava suas regatas, anualmente era realizado o "Derby dos Caixotes de Sabão". Os dirigentes do Clearwater Optimist Club em 1948 decidiram fazer algo mais parecido com um barco, daí saiu o atual modelo. Seu nome (Optimist significa Otimista em português) se deve ao uso do barco em reabilitação de crianças no instituto.
Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.


Optimist no VDS

Desde a sua fundação em 1973, a flotilha Minuano de Optimist tem tido papel importante na formação de velejadores para o clube. Muitos dos que hoje competem em outros barcos tiveram nela a sua iniciação às regatas. Não sem razão, o clube tem dedicado atenção e investimentos à flotilha, visando sempre o fortalecimento do seu quadro de iatistas nas categorias veteranos e estreantes.

A Flotilha Minuano alcançou os melhores resultados da sua história ao vencer com Gabriel Lopes o Campeonato Sul-americano de Optimist de 2013 e ao vencer com Tiago Quevedo o bicampeonato Brasileiro de Optimist de 2014. A flotilha também classificou dois velejadores para o Mundial de Optimist de 2014.


Capitão de Flotilha:

Jimmy Koch - flotilhaminuano.vds@gmail.com