Com clima mais ameno, The Wave Muscat se mantém na liderança no Extreme Sailing Series

Apesar das rajadas de vento e de um céu sombrio que sugeria o início do inverno, o final da tarde de ontem apresentou brisas de 20 nós e maré mais calma, o que permitiu a competição no penúltimo dia da quinta etapa do Extreme Sailing Series no Aberdeen Asset Management Cowes Week. A grande surpresa foi o público, que compareceu em peso mesmo com o tempo nublado e úmido.

ext_1

A corrida começou um pouco mais tarde que o habitual, às 16h40 (hora local). “Estava ventando bem, com rajadas de quase 20 nós, não estava como nos outros dias. A água estava boa e plana, o que permitiu navegação mais fácil. Não vimos muitos barcos fora do percurso, mas ainda sim foi um dia com batalhas difíceis”, disse um dos tripulantes da Luna Rossa, Paul Campbeel-James.

Tanguy Cariou, da Alinghi, disse que as condições estavam difíceis. “Estava bem duro, especialmente para nós quando no final tivemos que vir perto da costa antes de virar, mas acho que o fizemos de modo seguro.”

ext_2

As onze equipes foram divididas em grupos, pois as condições ainda estavam complicadas para correr em apenas um grupo. A estratégia das equipes foi de ficar afastado da costa em que se formou um redemoinho com 2,5 nós de contra corrente.

O momento mais tenso aconteceu na primeira bateria de cada corrida, onde os velejadores ficaram próximos demais uns aos outros na área costeira, deixando-os sem espaço para voltar. Mas, apesar dos momentos difíceis, nenhum dos barcos chegou a encalhar.

De fato, o mar estava forte, o que provocou um desafio, com muitos velejadores subestimando a maré. Um dos momentos mais preocupantes foi quando a Luna Rossa acidentou-se duas vezes antes de assumir o controle da situação. “A brisa era forte e estávamos com um leme dentro e outro fora. Foi muito perigoso. Enfrentamos o vento e colocamos o leme para baixo. Foi complicado, mas depois, controlamos o barco. Alister (Richardson) machucou as costas um pouco durante o processo”, disse Campbell-James

Os destaques das competições do dia foram os franceses do Groupe Edmond de Rothschild que venceram três das quatro corridas. A terceira foi a mais apertada do dia, com The Wave, Muscat em primeiro na linha de partida com a equipe francesa na sua cola. Houve empolgação da torcida quando os franceses ultrapassaram os rivais de Omã. Porém, o verdadeiro golpe aconteceu na segunda corrida quando, The Wave Muscat acreditou que a corrida havia terminado, por terem cruzado a linha de chegada, sem perceber que a corrida havia se estendido para a próxima perna, o que permitiu que os franceses garantissem a terceira vitória por poucos centímetros.

ext_3

A Alinghi ganhou a terceira corrida do dia e Tanguy Cariou se mostrou satisfeito com seu desempenho. ”Hoje, o dia foi bem bom. Brigamos bem com as outras equipes”, afirmou. Em contrapartida, não foi um bom dia para os italianos da Luna Rossa que antes do incidente no leme, tiveram uma esteira quebrada no início da primeira corrida.

O The Wave, Muscat se mantém na liderança 10 pontos a frente do Luna Rossa, com a Alinghi em terceiro e o Groupe Edmond de Rothschild em quarto, agora, seis pontos atrás do pódio. Mas como Paul Campbell-James disse, amanhã tudo pode acontecer na corrida final que vale o dobro dos pontos.

ext_4

Os ventos amanhã deverão estar entre 11 e 15 nós e com sol brilhando, o que quer dizer que podemos esperar, mais uma vez, uma final emocionante.


Extreme Sailing Series Quinta Etapa no Aberdeen Asset Management Cowes Week
Classificação geral, Sexto dia (11.8.11)

Posição / Equipe / Capitão e Tripulação / Pontos

1- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 138 pontos
2- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 128 pontos
3- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 117 pontos
4- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 111 pontos *
5- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Will Howden / Luke Cross 104 pontos
6- Oman Air (OMA), Sidney Gavignet / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 101 pontos
7- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mischa Heemskerk / Andrew Walsh / Jono Macbeth 93 pontos *
8- Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Stefano Rizzi / Daniele de Luca / Simone de Mari 81 pontos
9- Emirates Team New Zealand (NZL), Adam Beashel / Richard Meacham / Andrew McLean / Chris Ward 73 pontos
10- Aberdeen Asset Management (GBR), John Pink / Rick Peacock / Greg Homann / John Gimson 69 pontos
11- Team Extreme (EUR), Roland Gaebler / Nahid Gaebler / Benedikt Wenk / Dan Morris 51 pontos
12- Artemis Racing (SWE), Santiago Lange / Andy Fethers / Michele Ivaldi / Phil Jameson 23 pontos *

* Penalizado