Diário de Bordo: Navegada até o Pontal do Salgada

Relato de Márcio Tozzi sobre uma navegada até as Areias Brancas, na Ponta do Salgado

tozzi0

Por Mario Tozzi


Neste final de semana, dias 7 e 8 de março, fomos até as areias brancas, no Pontal do Salgado, após a Barra do Ribeiro.O local é muito agradavel e a natureza magnifica. Na companhia de Roberto Ziege, Mario Tozzi, curtimos um bom churrasco, com tudo que tinhamos direito.

No outro dia, combinamos um role pelo entorno e após, rumamos para o Tranquilo, onde foi feito " aquele " arroz com sobras do churrasco. Bom vinho, papos e mais assuntos diversos. Sentimos falta da turma do SAVA mas estes, com certeza, estavam guardando milhas a proxima velejada.

tozzi4

A Tarde, o tempo armou e veio aquela ventania com ondas de mar. Aguardamos a coisas passar e depois de mais hora de bate papos, seguimos para o Clube. A 1/3 do trajeto realizado entre o Tranquilo e o Morro da Ponta Grossa, veio outro pau de vento, de sudoeste e resolvi deixar o grande em cima.

tozzi2

Que velejada pessoal, fazendo 8 nós direto, num popa sensacional. Evidente que de olho em tudo e em todos e no mastro que suportou bem as solicitações. Haviam 10 barcos ancorados no Tranquilo mas só nós retornamos velejando. Em condições semelhantes, todo cuidado é pouco e a escota do grande e a adriça, mesmo em popa, estavam a prontidão, para qualquer eventualidade.

Bom sair um pouco pois no verão, não conseguimos em função de nossos trabalhos.
BV
MT


tozzi3


* PSD: Fato preocupante, ocorreu no litoral gaucho, com o pedido de ajuda do veleiro San Chico II.
Pelo que escutei precariamente no radio VHF, na estação Osório Radio, eles estavam com problemas de leme, a 30 milhas da costa, retornando de Florianopoilis, onde participaram do Circuito de Oceano.
Estranho, que não li e não escutei nada a respeito.