RIPEAM: 8 Lembretes para a segurança no mar!

É sempre bom estarmos atentos às regras para tirarmos o melhor proveito dos momentos embarcados. O Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (ou RIPEAM) é um conjunto de normas que estabelece as maneiras mais adequadas para conduzirmos uma embarcação na presença de outras, ou ainda, para informá-las de nossas ações, seja por apito, luzes ou marcas diurnas, de maneira que possamos fazer manobras corretas e seguras, evitando o perigo de abalroamento (colisão). 

Algumas pessoas podem estar habituadas com a nomenclatura pois ela é obrigatória para tirar a habilitação de Arrais Amador, mas é sempre importante lembrar de aplicá-las no dia-a-dia. Confira 8 lembretes de segurança segundo o RIPEAM: 

 

1. Atenção e conhecimento!: É necessário que os comandantes e a tripulação fiquem atentos (vigilantes) de forma visual e auditiva, conheçam bem a embarcação na qual estão à bordo, a situação na qual estão inseridos (se estão em regatas, passeio, etc), as condições climáticas e o local de navegação. Esses conhecimentos são importantes para que sejam PREVISTOS qualquer risco de colisão, acidentes ou encalhamento de embarcações. 

 

2. Em caso de dúvidas, considere haver risco de colisão!: Ficar na incerteza de que "vai ou não vai" não é muito indicado na hora de tomar uma decisão rápida embarcado. Por isso, sempre escolha a segurança. Se você observar que a distância entre os barcos estiver diminuindo o mais indicado é: alterar o rumo de maneira ampla, variando a velocidade de maneira sensível. Além disso, a manobra deve ser feita com o máximo de antecedência possível. Se necessário, pare as máquinas ou solte as escotas.

 

3. Navio à vista!: A localização do VDS é bem próxima a dois canais - dos catamarãs de transporte de passageiros e dos navios com transporte de cargas pesadas e até químicas. É importante que as embarcações fiquem atentas quando navegarem pelos canais para que não atrapalhem a passagem de outras embarcações de maior porte e com restrições de manobra, em função do calado e profundidade do local. Para cruzar o canal, se atente para o horizonte para ver se alguma dessas embarcações está vindo.

 

4. Quem tem a preferência?: O bom senso sempre deve ser o primeiro na lista das preferências (Item 2), mas em vias de regras, a preferência é aplicada quando as duas embarcações conseguem se enxergar. Nas embarcações à vela, existem duas situações:

a) Quandos os ventos soprarem de bordos (lados) diferentes, a embarcação que recebe o vento à boreste (direita) tem a preferência;

b) Quando os ventos soprarem no mesmo bordo, a embarcação que estiver à sotavento ("lado que o vento sai")  tem a preferência;

 

5. Ultrapassagem e avisos: A embarcação que quiser fazer a ultrapassagem deve manter-se fora do caminho da outra, e a que for ultrapassada precisa manter sua velocidade e rumo. Para avisar sobre a ultrapassagem são utilizados os seguintes sinais sonoros:

a) Para ultrapassar à Boreste (direita) - 2 apitos longos e 1 apito curto

b) Para ultrapassar à Bombordo (esquerda) - 2 apitos longos e 2 apitos curtos  

c) Concordar com a ultrapassagem - 1 apito longo, 1 curto, 1 longo e 1 curto

d) Se a embarcação não entender as intenções de manobra - 5 apitos curtos e 5 lampejos curtos e rápidos

*Considere, apito/lampejo curto com duração de 1 segundo e apito longo de 4 a 6 segundos. 

 

6. Faróis de Navegação: Quando do sol se põe é praticamente impossível enxergar algo que não esteja iluminado à bordo, por isso essa regra consiste em se fazer ver utilizando as luzes de navegação. As sinalizações são:

 

 

a) Luz de Mastro: Luz branca contínua, precisa ser visível a 225º

b) Luzes de Bordos: Uma para cada bordo, precisam ser contínuas em setores de 112,5º;

I. Luz verde para Boreste (BE)

II. Luz vermelha/encarnada para Bombordo (BB)

III. Luz de Alcançado: Luz branca contínua tão próxima quanto possível da popa (parte de trás). Visível num setor de 135º.

Antes de disputar uma regata à noite ou apenas sair para passear, lembre de verificar se os faróis de navegação do seu barco estão corretos.

 

7. Roda a Roda: A situação de roda a roda é quando duas embarcações estão se aproximando uma contra a outra (rumos opostos) e há o risco de abalroamento. Cada uma deverá guinar (virar) para boreste (direita), de forma que a ultrapassagem se dê por bombordo (esquerda) uma da outra.

 

8. Responsabilidade entre embarcações: 

   

    a) Embarcações a motor: Mantêm-se fora do caminho de embarcações à vela, de pesca, de   capacidade de   manobra restrita e sem governo.

    b) Embarcações à vela: Mantêm-se fora do caminho de embarcações de pesca, de capacidade de   manobra   restrita e sem governo.

   c) Embarcações engajadas à pesca: Mantêm-se fora do caminho de embarcações de capacidade de   manobra   restrita e sem governo.

   d) Embarcações de manobra restrita: Mantêm-se fora do caminho de embarcações sem governo.

 

 

  O RIPEAM se aplica a todas as embarcações em mar aberto e em todas as águas a este ligadas. 

  Para saber mais sobre as regras aplicadas, exemplos e outros conteúdos para tirar a habilitação de Arrais Amador, a Escola de Vela Minuano possui cursos preparatórios. Ainda não há novas datas para as turmas, mas fiquem ligados nas nossas redes sociais e site que disponibilizamos assim que abrirem.

Fonte: Navegar é Fácil, Capitão de Mar e Guerra Geraldo Luiz Miranda de Barros, 4ª edição, 1985