Pan Americano Master é adiado e Jogos Olímpicos têm nova data anunciada

Mais um campeonato adiado devido a pandemia do Covid-19 (coronavírus). Dessa vez foi o Pan Americano Master, que aconteceria em setembro no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada nesta semana pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio Masters 2020 e a Associação Internacional de Jogos Masters (IMGA). Segundo o Diretor-Executivo do Comitê Organizador, Fábio Fleischhauer, a decisão foi principalmente por causa dos atletas: "Lidamos com o principal grupo de risco do coronavírus (...) A média geral dos atletas é 50 anos. Podendo ter alguns com idade superior a 100 anos".

A expectativa era receber de 10 a 15 mil atletas em 24 modalidades diferentes. Na Vela, iriam disputar as Classes Laser Standard com categorias de 35 a 65+, Laser Radial Masculino e Feminino de 35 a 65+, Snipe na categoria mista, Star e HPE25. De acordo com o Aviso de Regatas, haveriam 8 regatas no total para cada Classe com percursos Barla Sota, Trapezoidal ou Triangular. As disputas, que aconteceriam na Baía de Guanabara, ainda não tiveram nova data divulgada mas  "é quase certo que o evento ficará para 2021", afirmou o gerente. 

Além do adiamento do Pan Americano, nesta semana também foi divulgada a nova data dos Jogos Olímpicos. O evento acontecerá de 23 de julho a 8 de agosto de 2021 em Tóquio. A decisão foi escolhida levando em consideração a proteção na saúde dos atletas e organizadores do evento devido à pandemia, proteger os interesses e desempenho dos atletas e o calendário esportivo mundial. 

Fontes: Agência Brasil / Olympic.org