Mundo Náutico: Pode navegar? Sim ou não? Revista Náutica fará uma Live para debater a polêmica

 

O evento acontece no dia 07/05 às 19 horas

 

Com a intenção de conter o avanço do Coronavírus, as prefeituras de várias cidades brasileiras decretaram o fechamento de marinas e iate clubes, algumas inclusive proibindo a navegação de barcos de esporte e recreio em suas águas. 

Tais medidas, naturalmente, geraram contestação da comunidade náutica. Afinal, medidas restritivas à circulação de barcos no ambiente marítimo é atribuição da Marinha do Sul, por meio de suas Capitanias, que, em nenhum momento, restringiu o uso de embarcações de esporte e recreio da costa brasileira ou em águas interiores — desde que tomadas as precauções de higiene determinadas pelas autoridades da saúde.

Diante do conflito, a questão foi para no Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 15 de abril decidiu que governadores e prefeitos podem determinar medidas restritivas durante a pandemia, definindo quais atividades serão suspensas. Mas, será que sair de barco com a família o mar ou alguma represa significa infringir a quarentena? Qual o impacto dessas medidas no setor náutico e para os donos de barcos?

Para debater tais medidas, tirar dúvidas e apontar soluções e alternativas, a Revista Náutica realizará uma Live com autoridades públicas, empresários do setor e usuários de barcos em dois encontros ao vivo transmitidos simultaneamente no Youtube e no Facebook. O primeiro encontro será no dia 07/05, às 19hs, com a presença de:

 

  • Ernani Paciornik - Presidente do Grupo Náutica

  • Vice-Almirante Cursino - Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil

  • Roberto Justus - Prefeito de Guaratuba (Paraná)

  • Fernando Jordão - Prefeito de Angra dos Reis (Rio de Janeiro)

  • Bianca Colepicolo - Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela

  • Guilherme Westphal - Navegador e prestador de serviços náuticos

 

No programa Ao Vivo, os convidados responderão à questão: Pode Navegar? Sim ou Não?

 

Fonte: Revista Náutica