Checklist Náutico: itens para checar antes de navegar

Atenção, não saia de barco sem antes verificar os itens a seguir! Antes de ir para a água, alguns cuidados são fundamentais para garantir uma navegação segura e sem imprevistos. Confira o checklist abaixo e saiba quais as etapas a serem seguidas antes de um passeio. 

  • Documentação 

Verifique se o título de inscrição, a habilitação náutica do condutor e o seguro obrigatório estão a bordo. Certifique-se também do número de pessoas aprovadas para a sua embarcação.

  • Combustível

Além do combustível para a ida e a volta, garanta também um terço a mais do volume do tanque para reserva.

  • Salvatagem

Confirme a validade dos equipamentos de segurança a bordo, (extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boia circular, artefato pirotécnico). O material de salvamento exigido pela Marinha deve estar sempre em ordem.

  • Revisão Elétrica

Responsável pelo bom funcionamento de todos os equipamentos, a parte elétrica do barco deve ser vistoriada periodicamente. Portanto, antes de sair verifique se o sistema elétrico está em bom estado.

  • Casco

Observe se o casco do barco está intacto, limpo, sem fissuras e pronto para ir para a água. Danos no casco podem prejudicar o desempenho da navegação. 

Gostou das dicas? Não esqueça de colocá-las em prática para o seu próximo passeio.