Dicas para disputar boas regatas

Na hora da regata, sabemos que a velocidade é decisiva para bons resultados, mas vale lembrar que sem estratégia não há vitória. Portanto, listamos algumas táticas fundamentais que devem ser levadas em consideração antes e durante a disputa. Confira: 

  • Avalie as condições do vento

Ao estabelecer a estratégia pré-regata, lembre-se de verificar a previsão do tempo e coletar o máximo de dados possíveis sobre o vento para a área de prova. Tais avaliações devem ser feitas previamente e também nos minutos que antecedem a partida, observando possíveis mudanças e oscilações na sua direção. 

  • Planeje a largada 

Na linha de partida, entre o barco da Comissão de Regata e a boia, observe o vento e estabeleça qual o melhor lado, ou seja, o mais próximo do final desejado. Em vento estável, a polarização da linha é o fator mais importante. E em caso de oscilação, priorize o ponto final desde a largada, afinal, navegar em vento ruim na direção correta é melhor que navegar em pista livre na direção errada. 

  • Inspire-se no sucesso de seus adversários

Não tenha medo de avaliar a estratégia de barcos concorrentes, afinal, nada como aprender com aqueles que têm sucesso. Observe as decisões tomadas por cada campeão e use-as como inspiração para as suas próximas táticas. 

Fonte: Sailing World