470: saiba mais sobre a classe de barcos de alto desempenho

Projetado para dois tripulantes em provas masculinas e femininas, 470 é uma classe de vela cada vez mais popular. Seu nome deve-se ao comprimento da embarcação, que possui 4 metros e 70 centímetros. 

História

Criado no século XIX pelo francês André Cornu, possui casco de fibra de vidro com tanques de flutuação integrados. Seu peso total é de 120 kg, incluindo a mastreação e as velas. 

A classe está presente em competições esportivas desde 1969, mas foi em 1976 que estreou também como equipamento olímpico nos Jogos de Montreal. Desde então, o veleiro conquistou cada vez mais adeptos, sendo hoje utilizado em mais de 60 países ao redor do mundo.

Performance

Considerado um barco de alto desempenho, o 470 não é projetado para iniciantes! Trata-se de uma embarcação rápida e sensível aos movimentos de corpo dos velejadores, planando facilmente. Portanto, para chegar até ele é necessária uma experiência prévia em um barco estável e menos exigente. 

A embarcação pode ser velejada de forma competitiva em variadas condições de vento e mar.

Flotilha do VDS

A Flotilha de 470 do Veleiros do Sul é conhecida pela qualidade de suas equipes, além de importantes títulos já conquistados pelo Clube, como hexa campeão Sul Americano da Classe, tetra campeão Brasileiro e campeão Brasileiro junior. Além disso, a atletas da Flotilha também já representaram o VDS em campeonatos mundiais ao longo dos últimos anos com excelente desempenho.