Tudo que você precisa saber sobre hélices

Responsável por transformar toda a energia gerada pelos motores em força para impulsionar o casco, o hélice é a parte mais importante de um barco. Quando bem ajustado, pode melhorar a performance da embarcação, influenciando em quesitos como velocidade, curvas, consumo, manobras e eficiência.

Os hélices são compostos por duas partes principais, o cubo e as pás, que devem ser levados em consideração na hora da compra. Além disso, há também outros aspectos importantes que devem ser avaliados na escolha. Confira:

 

Passo

Em resumo, pode-se dizer que o hélice faz uma espécie de rosca dentro da água. A cada revolução (volta completa), ele percorre uma distância correspondente ao seu passo, que é o quanto de ar o hélice puxa. Quanto menor o passo, mais velocidade o barco terá.

 

Diâmetro

É determinado pelo espaço para que as pás girem sem colidir com nada. Quanto mais pesado for o barco, maior será o diâmetro do seu hélice.

 

Inclinação 

Hélices com alta inclinação operam melhor próximas à superfície, aumentando a performance em barcos leves e rápidos. 

 

Material 

Os hélices podem ser feitos de alumínio, aço inoxidável, bronze ou plástico. Seu melhor desempenho é obtido com os de aço inox, porém, vale lembrar que hélices neste material possuem um custo mais alto do que os outros. 

 

Número de Pás

Quanto menos pás, mais eficiência, mas, ao mesmo tempo, a vibração aumenta e a aceleração fica mais lenta. 

  • Duas pás: comuns em veleiros, lanchas de competição e motores menores.
  • Três pás: o mais utilizado, indicado para todos os tipos de barcos.
  • Quatro pás: utilizado em motores maiores, como os 4 tempos.
  • Cinco pás: utilizado em motores de rabeta devido ao seu peso acima da média.

Fonte: Minuto Náutico / HR Náutica