Muito utilizados em atividades ligadas à navegação, os cabos desempenham papel fundamental no mar como instrumento de auxílio aos marinheiros. Por isso, é fundamental que sejam bem conservados a fim de garantir o seu melhor desempenho. Confira as dicas abaixo e saiba como preservar a durabilidade dos cabos.
Evite contato com poeira, terra ou areia. Estas partículas penetram pela capa, provocando desgastes internos difíceis de serem visualizados.
Na hora de carregar, utilize bolsas projetadas especialmente para cabos que podem ser içadas e abertas no chão. Outra alternativa (mais barata) é usar uma pequena lona de plástico para que não haja contato com o chão.
Para limpar, opte por um sabão neutro e não esqueça de deixá-la secar na sombra em um ambiente ventilado. Jamais exponha seu cabo ao sol.
Cuidado com os produtos químicos! Ao transportar os equipamentos no carro, leve em consideração o local que ele será colocado para que não seja contaminado por ácidos da bateria do veículo ou hidrocarburetos derivados do petróleo. No caso de qualquer suspeita de contaminação, o cabo deve ser descartado.
Não esqueça de avaliar o estado geral do seu cabo, observando desgastes, desfiados e apalpando-o por inteiro.
Vale lembrar que não existe um tempo definido de vida útil. Portanto, é preciso estar atento aos fatores que podem prejudicar a conservação. Mesmo sem danos aparentes, recomenda-se que o uso de um cabo ocorra por, no máximo, cinco anos, devendo ser aposentada após este período.
Fonte: Manual de Nós e Amarras / Daniel Maldonado de A. Lima