Navio Veleiro “Cisne Branco” estará aberto para visitação no dia 24 de setembro em Porto Alegre

Um símbolo tradicional da marinha, o navio “Cisne Branco” atracará na capital gaúcha no próximo dia 23. A grande atração será a abertura para visitação do público em geral no sábado, 24. O navio estará atracado no Cais Mauá (Av. Mauá - número 1050 – Centro Histórico), das 9h30 às 18h. A entrada é gratuita!

Batizado como “Cisne Branco” o navio veleiro chega a Porto Alegre em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, viagem que realiza desde 2022 passando por portos nacionais e internacionais. O objetivo da ação é desenvolver a mentalidade marítima brasileira, bem como estreitar históricos laços de amizade entre os países visitados.

A Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) informa que na sexta-feira (23) será realizado um cerimonial a bandeira, seguido de um coquetel com lista de convidados elaborada pela presidência da SOAMAR.

No domingo, 25, o navio estará disponível para visitas guiadas, que incluem a parte interna do navio, mas apenas para grupos fechados de até 20 pessoas. Esses grupos serão fechados pela capitania, e incluem colégios e escoteiros. Caso haja interesse em fechar grupos deve-se contatar a SOAMAR.

Sobre o “Cisne Branco”

O Navio Veleiro Cisne Branco – U 20 é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000. Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado a Armada em 9 de março de 2000.

Com 76 metros de comprimento total, ele tem um deslocamento carregado de 1.038 toneladas e comporta uma tripulação de 42 militares. Sua propulsão é a diesel e à vela. Neste aspecto, ele conta com 32 velas que somam 2.195 metros quadrados, sendo 15 velas redondas, 10 velas latinas, 6 velas auxiliares e 1 vela de mau tempo.