Veleiro de alumínio será utilizado em pesquisas oceanográficas da UFSC

Fonte: G1

O Sapiens Parque, em Florianópolis, é o local de fabricação de um veleiro de alumínio de 60 pés para pesquisas oceanográficas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A embarcação será utilizada em expedições científicas e tecnológicas, lideradas por professores da universidade. O projeto foi feito em 2010 e a construção está na fase de soldagem do casco.


Conforme o coordenador, o projeto desenvolvido em Santa Catarina tem um sistema de propulsão híbrida, ou seja, movido a diesel e eletricidade, o que reflete na redução do consumo de combustível e das emissões de poluentes. Segundo o professor Jair Carlos Dutra, um dos coordenadores da iniciativa, o objetivo é  proporcionar maior economia de uso e incremento da autonomia do veleiro. “Prezamos neste projeto por tecnologias mais eficientes e com menor impacto ambiental, por isso optamos pela utilização da solução de motorização híbrida (diesel/elétrica). Além de permitir uma navegação sem ruído, sua eficiência é aumentada em até duas vezes com isso”, destaca.

Financiado quase que totalmente pela FINEP (Agência Brasileira da Inovação), por meio de convênio no valor de R$ 1,8 milhão, o Veleiro de Expedição Científica Oceanográfica (ECO) terá capacidade de hospedar até dez pessoas, entre pesquisadores e tripulantes. “A embarcação possui características de segurança e navegabilidade que permitirão expedições científicas de grande desafio, incluindo as polares, particularmente a Antártica”, observa Dutra. Além disso, o professor acrescenta que sua concepção permite navegar em águas rasas como mangues e estuários de rios, áreas ainda pouco exploradas por pesquisadores brasileiros e internacionais.