Classe IRC é a novidade da Rolex Ilhabela Sailing Week

Categoria é destinada a vários tipos de barco de rating e será testada nas raias de Ilhabela entre os dias 6 e 13 de julho.

Por ZDL Comunicação

Ilhabela (SP) - A Rolex Ilhabela Sailing Week 2013 terá uma nova classe para a competição em 2013, que comemora 40 anos de história. Além das tradicionais ORC,C30, S40, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE e Star, o maior evento náutico da América Latina contará com veleiros na IRC. A regra de classificação da categoria é simples e permite que diferentes projetos de "barcos de quilha" possam participar da mesma regata. "A IRC é para embarcações de todos os tamanhos, formas e usos", revela Lars Grael, presidente da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano).

classe_IRC



Atualmente, a IRC é utilizada em várias regatas e campeonatos pelo mundo. Os exemplos são as regatas ícones do mundo da vela como a Rolex Fastnet Race, Rolex Sydney Hobart ou a Rolex Middle Sea Race. A regra já permitiu velejadores de diversos países e embarcações de diferentes tamanhos e tecnologia fazerem história ganhando na classificação geral pelo IRC. Em 2008, mais de 7.500 barcos em mais de 30 nações tinham certificados da classe.

"Nós vamos correr a Rolex Ilhabela Sailing Week na IRC. Será um teste para a Regata Cape2Rio de 2014, que tem essa regra. Por isso é interessante ter um comparativo", diz José Guilherme Caldas, comandante do Mussulo III e representante do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Além da IRC, a Rolex Ilhabela Sailing Week terá uma classificação geral para todos os veleiros da ORC e da RGS. O evento será disputado entre os dias 6 e 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela.

Para entender mais - O "rating" de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado, área de vela, etc. O corretor de tempo resultante, o chamado "TCC", é o handicap. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada barco é multiplicado pelo seu TCC. O resultado é o tempo corrigido. O barco com o menor tempo corrigido é o vencedor da regata.

A categoria, diferentemente de outras regras de rating, destina-se a uma gama muito ampla de barcos de todos os tamanhos e formas, desde os de cruzeiro produzidos em série e os cruiser (barcos de cruzeiro com projeto moderno e veloz), até os desenhados exclusivamente para alto desempenho.

Uma curiosidade, os métodos utilizados para o cálculo da IRC são mantidos em segredo pelos administradores da regra. Isso impede que os projetistas desenvolvam projetos que possam ser mais adaptados à regra. "Assim, a competitividade dos barcos medidos na IRC é aumentada consideravelmente. Como resultado, barcos de todas as idades e tipos podem vencer as regatas. Desde os clássicos, passando pelos antigos até os modernos barcos de cruzeiro e regata", reforça Lars Grael.

Inscrições continuam abertas - Os velejadores de todo o País e as tripulações estrangeiras devem acessar o site www.risw.com.br e seguir o procedimento indicado para inscrição. Os participantes devem garantir presença de 1º de maio até 30 de junho. Terão 25% de desconto os veleiros que ficarem em seus clubes de origem, outros clubes com eles conveniados ou com amarras próprias ou alugadas. Neste caso, os valores serão: de 1º a 31 de maio - R$ 200,00 cada tripulante; de 1 a 15 de junho - R$ 240,00 e de 16 a 30 de junho - R$ 300,00.

Os valores das inscrições para os barcos que queiram ficar em poitas ou amarras do Yacht Club de Ilhabela são os seguintes: de 1 a 31 de maio, será de R$ 270,00 por tripulante. Entre 1 e 15 de junho, sobe para R$ 320,00 e de 16 a 30 de junho, passa para R$ 400,00. Vale lembrar que a quantidade de vagas nas dependências do clube é limitada. Além disso, a organização distribuirá as vagas conforme julgar adequado à natureza das embarcações inscritas.

O Yacht Club de Ilhabela poderá limitar a quantidade de embarcações inscritas visando segurança dos velejadores e seus convidados, tanto no mar como nas dependências do clube, tendo prioridade aquelas que primeiro formalizarem inscrição.

Depois de fazer a inscrição, cada atleta poderá visitar a página da Rolex Ilhabela Sailing Week e ver os avisos de regata, resultados das últimas temporadas, fotos e muito mais. Outra novidade é a Fan Page do Facebook, que pretende ser um ponto de encontro virtual da comunidade náutica envolvida no evento.

Fan page quer resgatar a história do evento - a 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week já colocou no ar o site oficial - www.risw.com.br - e também a Fan Page do Facebook.

O objetivo da fan page é dar informações privilegiadas sobre o evento, colocar fotos dos barcos que fizeram a história dos 40 anos e também quer a ajuda da comunidade náutica para resgatar os primeiros anos da competição.

Quem tiver histórias saborosas, fotos antigas de barcos participantes ou mesmo resultados dos primeiros anos poderá mandar pela fan page ou pelo e-mail redacao@zdl.com.br.

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors e Bradesco Private.
O evento tem apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ABVO e das Classes ORC, HPE, C30, S40 e RGS, entre outros. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).