Canal Miguel da Cunha recebe dragagem em Rio Grande

Fonte: SPH

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Caleb de Oliveira, realiza nesta quarta-feira (22), às 14horas, uma vistoria técnica na dragagem do Canal Miguel da Cunha, em Rio Grande.

 

A comitiva será composta também pelos superintendentes do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, e da Superintendência de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar. Após o acompanhamento dos trabalhos da draga, o titular da Seinfra atenderá a imprensa, às 1h, no Porto de Rio Grande.

SAIBA MAIS O canal Miguel da Cunha tem um calado oficial de 2,5 metros de profundidade mais uma folga de segurança de 0,5 metro. A última dragagem que deixou o trecho em plenas condições de navegabilidade aconteceu em 2002, durante o governo de Olívio Dutra.

As embarcações sem uso e sem manutenção acabaram sucateadas. No ano passado draga Governador Triches ficou cerca de três meses em processo de recuperação e só agora foi liberada para voltar à operação.

Nos últimos dez anos, a manutenção das hidrovias não foi realizada, o que resultou no assoreamento de canais. A Marinha do Brasil, ao final do ano passado informou que se não fossem feitas as dragagens necessárias, haveria uma redução do calado oficial no Canal Miguel da Cunhal, o que prejudicaria a travessia entre São José do Norte e Rio Grande.

Com uma parceria firmada entre a SPH e o Porto de Rio Grande, foi possível realizar o conserto da draga e com isso iniciar o desassoreamento da hidrovia.

Texto: Tafael Medeiros

Foto: Cristiane Franco