Navio paraguaio atracado desde 1997 deixou porto de POA

Fonte: G1

O navio paraguaio General Bernardino Caballero deixou o porto de Porto Alegre na última quarta-feira. A retirada se iniciou ainda pela manhã e deu um novo visual à capital gaúcha. Em janeiro, outra embarcação já havia sido retirada do local. Os dois cargueiros estavam atracados desde 1997, após serem retidos pela Marinha e abandonados. Eles foram leiloados em março de 2012.


A embarcação foi rebocada com ajuda de outras duas embarcações menores, e segiu rumo a um estaleiro de Triunfo, também no Rio Grande do Sul. A parte de cima será vendida para uma siderúrgica e a parte de baixo vai virar uma balsa.

A previsão da retirada do General Bernardino Caballero era para setembro do ano passado. A saída do cargueiro vai liberar as docas do cais Mauá e de Navegantes.

As duas embarcações pertenciam ao governo paraguaio e foram entregues ao patrimônio da Superintendência de Portos e Hidrovias em junho de 2011. A entrega dos navios foi realizada em troca de uma dívida portuária acumulada em quase R$ 5 milhões.

Construídos em 1994, os navios Mariscal José Félix Estigarríbia e General Bernardino Caballero chegaram a Porto Alegre em 1997 carregados de trigo. Eles pertenciam a uma empresa estatal de navegação do Paraguai. Retidos na capital gaúcha em 1997 pela Marinha, eles foram abandonados pela empresa proprietária. Em 2011, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou o decreto que autorizava a doação dos navios ao governo do Rio Grande do Sul.