Saiba sobre as 7 dúvidas mais comuns na hora de praticar o sup

Fonte: Revista Náutica Online

1 - É preciso ter equilíbrio?
Ter bom equilíbrio ajuda, claro. Mas o sup pode também ser utilizado justamente para melhorar o equilíbrio do corpo! É um ótimo exercício.

2 – E preparo físico?
Não é preciso ser nenhum atleta, até porque, não se faz tanta força no remo. Mas quem não faz nenhuma atividade física há tempos deve ir aumentando a intensidade aos poucos.

 


3 – É necessário ter aulas?
Não. Mas ajuda muito. Um professor ou praticante mais experiente pode dar boas dicas, facilitar o aprendizado, evitar posturas erradas e até facilitar a compra do melhor equipamento para o que se pretende.

4 – Quanto tempo leva para aprender?
Os professores garantem que uma pessoa com o mínimo equilíbrio e preparo físico já sai remando após apenas 15 minutos de treino. E a evolução, sem seguida, é mais rápida ainda.

5 – Qual é o equipamento básico?
Prancha, remo, leash (cordinha de segurança, que impede que a prancha se distancie em caso de queda e vai presa à prancha e ao tornozelo do supista), além de colete salva-vidas. Como em todo esporte náutico, também é aconselhável saber nadar, para o caso de alguma eventualidade.

6 – Dá para remar em qualquer água?
Sim, até nas mais agitadas, embora isso já exija certa perícia. O ideal é começar nas mais tranquilas e sobre superfícies lisas. No início, também é prudente não ir longe, pois será preciso voltar depois. Se puder, vá contra o vento para voltar a favor, o que é mais fácil e cansa menos.

7 – O sup vale como exercício?
Sim. Além de melhorar a postura, atua como exercício aeróbico e mexe com os chamados músculos internos, que só trabalham com movimentos específicos. Serve, também, como equilíbrio entre corpo e mente, já que é uma atividade desestressante.