Setor náutico catarinense é aquecido com participação em eventos nacionais

Fonte: PalavraCom

Por meio do projeto Polos Industriais, o Sebrae/SC e o governo do Estado promoveram a participação de 15 empresas catarinenses do setor náutico no Rio Boat Show. Buscando fomentar a indústria catarinense, o projeto é vinculado ao programa Nova Economia@SC, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Sebrae/SC e apoio da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar).

Criado para fortalecer as micro e pequenas empresas de Santa Catarina, o projeto apura dificuldades e apresenta soluções que aumentam a sua competitividade. A comitiva esteve na Rio Boat Show é exemplo de um dos pilares do Polos Industriais: o incentivo à participação em feiras e eventos. “Nosso propósito é introduzir as empresas catarinenses no mercado, e esta é uma grande oportunidade de fechar negócios. Este segmento está em expansão em todo o País, e Santa Catarina é o segundo maior polo industrial náutico do Brasil”, explica Roberto Tavares, coordenador do projeto. A expectativa dos empresários do setor náutico atendidos pelo projeto é prospectar novas parcerias comerciais durante os eventos.

Guilherme Weinmann, integrante da comitiva, encontrou parceiros para futuras revendas em outros estados. “É uma excelente vitrine de clientes e fornecedores. Viemos na expectativa de fechar novos negócios, além de conferir as inovações dos grandes fabricantes do setor”. Integrante do programa Nova Economia@SC, a empresa de Weinmann, a PSARI Boats, participou de uma consultoria individual que analisou o desempenho dos principais processos e atividades da cadeia náutica. Por meio do gerenciamento de custos e análise de processos, a PSARIBoats aumentou em 40% sua produtividade.

Para alguns dos empresários, esta é a primeira participação em um evento deste porte. A meta da missão, além de prospectar futuros clientes para as micro e pequenas empresas catarinenses entre as grandes do setor, foi possibilitar a apresentação dos produtos e serviços executados em Santa Catarina e o contato com outros fornecedores do segmento.

Como funciona o projeto

Além do setor náutico, o projeto de Fortalecimento de Polos Industriais atua em outros 46 setores da indústria. O programa apura as dificuldades das micro e pequenas empresas participantes, de acordo com os segmentos produtivos do Estado. Em um trabalho voltado ao aperfeiçoamento de gestão, o SEBRAE/SC apresenta soluções e oferece capacitações e consultorias específicas para cada diagnóstico realizado, de forma a melhorar a sua produtividade, a tornar as empresas mais competitivas e a abrir oportunidades de negócios.