Classe Laser ganha novo nome: Torch

Fonte: Mar Aberto

A partir desta quarta-feira, 10 de abril, a classe Laser passou a ser chamada de classe Torch. A mudança da nomenclatura foi provocada por uma briga judicial por royalties entre o criador do barco, o designer Bruce Kirby e a principal empresa autorizada a construir um dos veleiros mais populares do mundo com o selo "Laser". O projetista já avisou que os barcos antigos continuarão sendo aptos a competir contra os novos Torch.


A História do Laser

Carinhosamente chamado de "o rabisco de um milhão de dólares, o veleiro desenhado por Bruce Kirby foi apresentado ao mundo no final de 1970 com a denominação Laser. Com mais de 210 mil barcos construídos e frotas em 141 países, o Laser tornou-se o veleiro de corrida mais popular da história, e consagrou o brasileiro Robert Scheidt como um dos maiores velejadores da história.

O top de linha do designer teve uma trajetória meteórica e se tornou reconhecido como classe internacional em 1974. Então, em 1983, o construtor original faliu e direitos do projeto ficaram com a Bruce Kirby Inc, que fez acordos com construtores da América do Norte e da Europa para resgatar a popularidade do veleiro. Os construtores precisaram pagar royalties para a Bruce Kirby Inc. em troca do direito de fabricá-los de acordo com o projeto padrão, além de fixar uma placa no casco de cada barco com nome de Bruce Kirby e marca registrada, e um número de casco/vela única. Se o barco não tiver essa placa e um número no casco, por exemplo, não pode participar de eventos da ISAF.

O acordo funcionou durante quase 30 anos até que alguns construtores decidiram parar de pagar os royalties. Além dess violação, estes construtores continuaram usando tanto o design Kirby, como o nome e marca registrada Bruce Kirby. Depois de negociações exaustivas, que não conseguiram solucionar o impasse criado pela fabricação contínua não autorizada do projeto, a Bruce Kirby Inc. pediu a rescisão dos acordos com construtores na Europa e América do Norte no final de 2012.

A decisão não foi fácil, mas Bruce havia passado por uma situação semelhante em1983 e, com a deterioração contínua da classe, os melhores velejadores exigiam que algo fosse feito.

Saiba mais em https://sites.google.com/site/kirbytorch/home .