James Cameron doa submarino com o qual bateu recorde de profundidade


Agencia Reuters

O cineasta James Cameron anunciou na semana passada a doação do submarino Deepsea Challenger, que ele usou em 2012 para bater um recorde de profundidade, ao Instituto Oceanográfico Woods Hole, com o objetivo de acelerar as pesquisas nas partes mais abissais dos oceanos.
Cameron, atualmente dedicado à pré-produção de uma sequência do seu sucesso “Avatar”, disse esperar que a doação à instituição de Massachusetts popularize a tecnologia submarina que ele ajudou a desenvolver.

exploring-the-deep_fran1
Foto: AP/Mark Theissen/National Geographic

Numa entrevista telefônica com a agência de notícias Reuters, por ocasião do primeiro aniversário do seu mergulho de 11 quilômetros de profundidade no Oceano Pacífico, o premiado cineasta disse que os cientistas já identificaram mais de 60 novas espécies, inclusive bactérias, a partir do material visual que ele trouxe.
O diretor de “Titanic” e “Avatar” espera que um filme em 3D sobre esse mergulho chegue aos cinemas no segundo semestre.
“Eu poderia deixar o submarino no meu barracão, mas isso não fará bem a ninguém enquanto eu estiver fora para fazer os (novos filmes da série) ‘Avatar’ nos próximos anos”, disse ele. “Quero que essa tecnologia fique por aí, e que seja dinâmica e adaptativa.”