Flapes ajudam a navegar com mais conforto, segurança e economia

Fonte: Revista Náutica

Os flapes, também chamados de “trim tabs”, são duas pequenas aletas reguláveis, instaladas na popa, em cada bordo do casco, que ajudam a melhorar o equilíbrio do barco, qualquer que seja o tipo de motor. A rigor, o nome correto seria “hidrofólios”, mas o mercado convencionou que “hidrofólio” é uma peça fixa, em formato de cauda de baleia, usada na placa antiventilação dos motores de popa, para melhorar o equilíbrio do casco na direção proa-popa — e assim ficou. Por isso, para não haver confusão, flapes (ou trim tabs) passaram a ser as tais aletas laterais no casco. Eles são fundamentais para o conforto, a segurança e o consumo de combustível, mas, para obter o efeito desejado (e não justamente o oposto disso), é importante saber as respostas para as questões básicas sobre esse equipamento. Como estas, abaixo.


1 - Qual a maneira certa de usar os flapes?
Os flapes são independentes um do outro e, por isso, você pode corrigir a inclinação do casco tanto na direção proa-popa quanto na bombordo-boreste. Para elevar a popa em relação à proa e, assim, atingir mais rapidamente o planeio e atravessar as ondas sem batidas secas do casco, deve-se baixar igualmente os dois flapes. Já para corrigir a inclinação lateral, pode-se elevar o bordo de boreste ou o de bombordo, baixando os flapes separadamente.


2 - Todo barco precisa de flapes?
A rigor, sim, porque os flapes tornam a navegação de qualquer barco mais confortável, econômica e segura, mas seu efeito é ainda mais evidente em barcos pequenos e médios, nos quais a distribuição de peso a bordo afeta bastante a inclinação do casco.

3 - Com os flapes, é possível baixar ainda mais a popa mesmo se a proa já estiver baixa?
Não, os flapes “geram” uma força quase vertical só para cima, e não para baixo, o que seria necessário para elevar a proa e baixar a popa, nesse caso. Então, se a proa já estiver muito baixa, o melhor é verificar, por segurança, se a distribuição do peso a bordo está adequada.

4 - Há alguma relação entre a velocidade do barco e a inclinação dos flapes?
O princípio de funcionamento dos flapes é o mesmo do esqui aquático. Para manter o esquiador sobre a água, o esqui deve “gerar” uma força igual ao peso dele. Simplificadamente, essa força depende da velocidade, da inclinação e da área de contato do esqui com a água. Com os flapes também é assim. Ou seja, quanto menor a velocidade, mais inclinado o flape deve ficar para equilibrar o barco e, à medida que a velocidade subir, deve-se diminuir a inclinação. Portanto, se não forem usados com cuidado em velocidades maiores, os flapes podem gerar uma força contrária e desestabilizar o barco.

5 - Como os flapes podem reduzir o consumo de combustível?
Com os flapes, é possível atingir o planeio mais rapidamente, e é no início do planeio que se tem o menor consumo de combustível por milha. Mas é preciso cuidado para não obter o efeito contrário, porque, quanto maior a inclinação dos flapes, maior será o arrasto, o que piora o consumo. Para que isso não aconteça tão logo seja atingido o desempenho desejado, diminua gradualmente a inclinação dos flapes até o mínimo necessário. Se continuar acelerando, sem reajustar os flapes, eles passam a atuar como “freios”. E, aí, o consumo aumentará.

6 - Como escolher o tamanho certo dos flapes?
Os fabricantes têm tabelas que facilitam a escolha em função do porte da lancha. Quanto maior o casco, maiores devem ser os flapes, mas, além do tamanho, é muito importante montá-los corretamente na popa do barco. Senão o efeito também será ruim.

7 - Os melhores flapes são hidráulicos ou elétricos?
Os dois tipos têm vantagens e desvantagens. Normalmente, os flapes elétricos custam menos, são fáceis de instalar e consomem menos energia das baterias. Já os hidráulicos tendem a durar mais e ser mais confiáveis, porque resistem melhor à umidade e, em caso de pane, podem retornar à posição neutra.