Dirigente nega que Star esteja confirmada no Rio, mas admite campanha

Por Antonio Alonso - Blog das Águas

Na semana passada, o presidente internacional da Star divulgou uma nota negando que a classe da estrela esteja confirmada na Rio 2016. No entanto, é uma negativa que confirma que existe uma campanha com chances de sucesso. "A disseminação de boatos não ajuda nossa posição", diz o dirigente Bill Allen. A negativa é consistente com a história que publiquei aqui, contando que a Isaf finalmente decidiu apoiar o Brasil, e COB + Isaf já teriam solicitado a inclusão da Vela na Rio 2016.

A decisão pode sair só em setembro, ou até outubro, o que vai deixar basicamente um ano e meio de treinamento para as tripulações que decidirem encarar o desafio olímpico. Eu torço pela Star, mas quem vai conseguir se preparar em tão pouco tempo? Se isso rolar mesmo, será uma campanha bem atípica. Se alguém aparece com um barco revolucionário (como aconteceu na campanha passada), não haverá tempo para os adversários correrem atrás.

Leia abaixo a nota do presidente da classe Star.

Site alemão Segel Reporter que, assim como o Sailing Anarchy, cravou a volta da Star como certa.

Status olímpico inalterado

Por Bill Allen

Alguns de vocês podem ter visto a nota do Sailing Anarchy sugerindo que a Star estaria de volta nas Olimpíadas do Rio 2016. Infelizmente, isso é apenas um rumor. O artigo sugere que o país anfitrião [Brasil] pode adicionar um evento de sua escolha, o que não é verdade.

A situação é a mesma que temos desde o ano passado. O comitê olímpico no Brasil pode solicitar uma 11ª medalha para a Vela. A confirmação final de todos os eventos olímpicos será feita pelo COI no final do verão ou início do outono [do hemisfério norte, o que seria setembro].

A disseminação de boatos sobre o status olímpico não ajuda a nossa posição. Vou manter a associação internacional da Star informadasobre os novos desenvolvimentos. Eu mantenho contato com todas as partes relevantes e, portanto, as informações mais precisas e atuais.

Vejo vocês na Bacardi [Cup, competição em Miami],

Bill Allen

Presidente, ISCYRA