Depois da Volvo Ocean Race, Itajaí receberá a tradicional regata Jacques Vabre, em novembro

O sucesso de Itajaí na Volvo Ocean Race, em 2012, credenciou a cidade como um dos portos mais importantes do mundo para as grandes regatas internacionais

ZDL Comunicação

Itajaí (SC) - A cidade catarinense de Itajaí é considerada atualmente um dos portos mais requisitados das grandes regatas internacionais. Depois de sediar a parada da América do Sul na última edição da Volvo Ocean Race com enorme sucesso, Itajaí prepara-se para receber outra grande competição : a Transat Jacques Vabre, que largará da França no dia 3 de novembro e chegará ao Brasil cerca de 20 dias depois. Os franceses, que organizam a travessia pelo Oceano Atlântico, passaram um semana na cidade e analisaram as instalações da Vila da Regata e do Centereventos, locais que receberão os velejadores e os visitantes.

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A delegação francesa formada por técnicos e especialistas definirá nos próximos dias as adequações que serão necessárias para receber Transat Jacques Vabre. Diferente da Volvo Ocean Race, a competição terá veleiros de tamanhos variando entre 40 e 60 pés. A organização espera mais de 45 barcos para a travessia entre a França e o Brasil. Em Itajaí, o Comitê Organizador já está pronto para colocar em prática as exigências do caderno de encargos, inclusive a ampliação da área de atracação. "Está tudo muito bem encaminhado e acredito que, quando nos reunirmos novamente, em maio, teremos as soluções para os impasses encontrados", afirmou Thierry Vernhes, diretor-técnico da regata.
Os demais representantes da Regata Transat Jacques Vabre que visitaram a cidade neste mês foram unânimes em afirmar que a infraestrutura disponível no município tem plenas condições de atender às exigências. "Tudo está muito bem encaminhado e a estrutura é muito boa. O que precisamos agora são de ajustes para que possamos atracar maior número de veleiros", disse Manfred Ramspacher, da direção esportiva da Transat Jacques Vabre. Já Serge Viviand, representante da direção técnica, lembrou que, se Itajaí teve condições de receber a uma parada Volvo Ocean Race, está apto a realizar a Jacques Vabre.
"Apresentamos o case Volvo Ocean Race Itajaí aos franceses. Nessa reunião colocamos outros assuntos em pauta como a realização de uma feira náutica, além de definirmos os critérios para as atrações artísticas, culturais e de entretenimento", explicou João Luiz Demantova, da organização local.

A regata com 45 barcos - Criada em 1993, a Jacques Vabre é conhecida como a A Rota do Café, pois largava da França e chegava em Cartagena, na Colômbia. Ao longo dos anos, o percurso se modificou e, entre 2001 e 2007, o porto de chegada foi Salvador, na Bahia. Depois, mudou para Puerto Limon, na Costa Rica.
A 20a. edição, em 2013, terá um percurso de 5.395 milhas náuticas (10 mil quilômetros) e sairá da cidade francesa de Le Havre em 3 de novembro e chegará a Itajaí 20 dias depois. Mais de 45 embarcações participam da disputa, que tem 20 anos de tradição na vela oceânica. Quatro classes participam da travessia: Mod70, Imoca60, Class40 e Classe Multi 50. Vale destacar que a Transat Jacques Vabre é um evento eco-responsável. As emissões de CO2 são compensadas por operações de reflorestamento nas florestas tropicais.
A organização da Jacques Vabre está a cargo do município, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, do governo do Estado e por um Comitê Central Organizador formado por representantes de diversos segmentos da sociedade. A parada brasileira da Jacques Vabre ocorrerá de 21 de novembro a 2 de dezembro. Até lá, representantes da regata devem voltar a Santa Catarina pelo menos mais duas vezes.

Itajaí está confirmada na nova edição da Volvo Ocean Race - Na semana passada, a cidade catarinense foi confirmada como um dos portos de parada da edição 2014/2015 da Volvo Ocean Race. Os barcos devem largar de Alicante, na Espanha, em outubro de 2014, seguem para Recife, em Pernambuco, local da primeira parada da regata. Em seguida rumam para Oriente ou Ásia (parte do roteiro ainda não divulgado). Depois chegam a Auckland, na Nova Zelândia, e cruzam novamente os Oceanos Pacífico e Atlântico para aportar em Itajaí, em março/abril de 2015.