Primeiros testes aprovam desempenho do Superiate de 80 pés Schaefer 800

Fonte: PalavraCom

Depois de lançar em 2011 o maior sucesso do mercado náutico nacional – a Schaefer 620, de 62 pés, o estaleiro catarinense Schaefer Yachts acaba de realizar os primeiros testes de seu mais ousado projeto. A Schaefer 800 é um superiate de 80 pés e é assinada pelo yacht designer Marcio Schaefer, proprietário do estaleiro catarinense, e com capacidade para 23 pessoas, incluindo a tripulação. O barco mostrou-se rápido, esportivo e equipado com o que há de mais moderno na tecnologia náutica.

Schaefer_800

Do tipo Open, com teto solar e convés em um nível, o que permite total integração entre as áreas, a Schaefer 800 foi lançada n'água com 44.500 kg deslocamento leve, 3.800 litros de diesel e 1.200 litros de água, totalizando nos testes  49.500 kg . Somando-se aos ocupantes presentes no teste – entre 15 e 20 pessoas – o peso ultrapassou um pouco as 50 toneladas. Os testes de uma hora cada foram realizados em três dias, com mar calmo, na maioria das vezes. “O barco se portou muito bem, com um planeio muito suave, alcançando com facilidade um cruzeiro de 28 a 30 nós e top constante de 34 nós, com picos de 35 e 36 nós.”, comemora Schaefer, afirmando que, nas condições navegadas, os números foram excelentes. “A visibilidade foi perfeita em todos os momentos e o barco contou com uma resposta sem reparos, exatamente como previsto e planejado”, diz.

Graças ao material e às técnicas utilizadas, foram utilizados motores menores que os da concorrência, consumindo menos combustível e resultando em menos peso, tornando a equação muito favorável.  Os números se assemelham a barcos de outra geração, porém a um custo muito menor. “Na relação custo por milha navegada e velocidade levamos uma enorme vantagem. Os três motores Volvo IPS 1200 provaram ser uma excelente escolha e o conjunto se mostrou imbatível”, explica, reiterando que a Schaefer 800 representa um novo conceito em nível mundial - barcos mais silenciosos, leves, baratos, simples, econômicos e com o mesmo desempenho e sofisticação. “Além de excelentes parceiros, tenho que dar crédito para a fantástica equipe que o projetou, construiu e administrou. Tenho o melhor grupo do setor no país”, garante.