Bernard Stamm é desclassificado da Vendée Globe, mas não desiste da prova

 

Após ser desclassificado pelo júri internacional da prova, Bernard Stamm continua na prova e entra com recurso para reverter a decisão

Por Rosângela Oliveira da www.nautica.com.br

Foto: Divulgação
Skipper suíço não desistiu da prova mesmo após  ser desclassificado
O skipper suíço Bernard Stamm que participa da regata de volta ao mundo em solitário Vendée Globe foi desclassificado da prova pelo júri por receber ajuda externa enquanto estava ancorado em Sandy Bay, nas ilhas Auckland. A decisão da organização foi a seguinte: "a amarração do veleiro Cheminnées Poujoulat ao navio Professeur Khoromov foi realizada com ajuda de um elemento do navio e da tripulação do navio. E isto é uma infração à regra NOR 3.2". Stamm disse que vai solicitar a reabertura do processo e que continuará a rota até o fim. Ele afirma que a situação era de extrema urgência, pois uma tempestade fez sua âncora se desprender do fundo e seu veleiro, Cheminnées Poujoulat, estava prestes a colidir com o navio russo.

O incidente aconteceu em 23 de dezembro, enquanto Stamm estava ancorado para realizar reparos em seu veleiro. O skipper afirma que o júri não analisou o contexto em que a situação ocorreu e acredita que agiu dentro do espírito da prova. Segundo as regras os velejadores não podem receber ajuda externa durante o trajeto.

Os skippers que participam da Vendée Globe se manifestaram a favor de Bernard Stamm e acham que o colega não deve ser punido com desclassificação. Esta é a quarta vez que o suíço participa da prova e ano passado já passou por uma situação complicada quando seu veleiro encalhou durante a prova.

Hoje o skipper enviou uma mensagem de agradecimento ao apoio que vem recebendo dos outros velejadores que participam da regata:

"As horas que vivo atualmente são particularmente difíceis, mas eu não posso deixar de dizer o quanto todas as mensagens tocaram meu coração. Receber todo esse apoio significa muito para mim.

Para os que ainda estão na regata e para os que já tiveram que se retirar, eu quero dizer como estou orgulhoso de ser um membro desta flotilha. Para aqueles que pediram aos organizadores para que me deixem voltar para a corrida, eu quero agradecer, mais uma vez, porque é a prova de que existe solidariedade entre nós. Eu também quero reconhecer o papel da classe IMOCA e especialmente seu presidente Luc Talbourdet. Esta é uma bela classe e você têm nos guiado para o caminho certo.

Eu não sei qual será a decisão final, mas seja o que for, vou continuar a lutar com todas as minhas forças. Eu desejo que todos possam continuar nesta jornada maravilhosa que começou quando saímos Les Sables d'Olonne. A Vendée Globe é parte da minha vida há quase 15 anos e nunca tive o privilégio de terminar. Pode não ser desta vez, mas vou fazer de tudo para trazer o meu barco de volta e sair orgulhoso desta aventura. Ninguém será capaz de tirar isso de mim.

Boa sorte a todos e obrigado novamente!"

Confira a classificação geral da prova até o momento:
1. MACIF, Francois Gabart
2. BANQUE POPULAIRE, Armel Le Cleac'h
3. VIRBAC PAPREC 3, Jean-Pierre Dick
4. HUGO BOSS, Alex Thomson
5. SYNERCIEL, Jean Le Cam
6. GAMESA, Mike Golding
7. MIRABAUD, Dominique Wavre
8. ACCIONA 100% EcoPowered, Javier Sanso
9. CHEMINEES POUJOULAT, Bernard Stamm
10. AKENA Verandas, Arnaud Boissieres