Emirates Team New Zealand pretende boicotar pré-temporada da America’s Cup

 

De olho no troféu mais cobiçado da vela diretor da equipe ETZN declara que America´s Cup World Series é distração desnecessária

 

Por Rosângela Oliveira da www.nautica.com.br

A temporada de 2013 da America´s Cup World Series, uma espécie de aquecimento para a 34ª America´s Cup, nem começou e já vem chamando muita atenção no mundo náutico. O motivo foi o anúncio da equipe neozelandesa Emirates Team New Zealand sobre a retirada da equipe principal do circuito, uma espécie de boicote ao evento que precede a disputa oficial do troféu mais cobiçado da vela.

EmiratesNZ


O motivo, segundo Grant Dalton, diretor da equipe, seria que este campeonato não passa de uma distração para o que realmente importa, já que ele é disputado em um barco menor do que o oficial. O anúncio só faz aumentar a tensão entre Dalton e o executivo da Oracle Sir Russell Coutts, principal idealizador do novo formato de competições da America´s Cup.

A America´s Cup World Series são regatas que percorrem várias cidades européias e americanas em que as equipes desafiantes se misturam com outros times em regatas corridas em catamarãs de 45 pés — idênticos aos oficiais AC 72 — porém em menor escala. A competição é pré-requisito para que as equipes desafiantes estejam nos eventos finais, por isso a ETZN não pode abandonar completamente as regatas do circuito, mas Dalton já anunciou que em vez da equipe oficial, comandada por Dean Barker, quem estará a bordo do AC 45 será a equipe “jovem” do time.

“As regatas nos AC45 não são mais o principal evento para nós, por isso será muito difícil manter nossa equipe nos dois barcos”, declarou Grant Dalton. “Há dois eventos para o fim de maio, o que é apenas um desgaste desnecessário para os velejadores, já que as disputas da Louis Vuitton Cup começam em Julho. Embora as regras nos proíbam de navegar no novo AC72 acredito que será muito difícil que Dean (skipper) participe destas regatas. O barco estará lá, mas com outros velejadores”, completou o diretor da equipe da Nova Zelândia.

O Team New Zealand vai mover a sua base de operações para São Francisco, cidade que sediará as finais da 34ª America´s Cup, a partir de abril, três meses antes do começo da série Louis Vuitton, que começa em 4 de julho. A janela de quatro semanas, enquanto o barco está sendo enviado para os Estados Unidos, vai permitir que Barker e sua equipe de primeira linha participem do primeiro evento da ACWS em meados de abril, mas depois a equipe só vai navegar em seus AC72.

A recusa de enviar seus principais velejadores azeda ainda mais a relação da equipe com os organizadores da competição. Os desentendimentos começaram em outubro de 2012 quando Dalton expressou a insatisfação com as instalações oferecidas para o time. Dalton também alegou que a falta de adversários foi um resultado da falta de comprometimento de Coutts em cumprir as promessas de redução de custos, tornando o evento mais acessível. Já Coutts, acusa Dalton de impedir que o barco da competição fosse menor e mais simples. Coutts declarou que no fim de 2010 tentou mudar a regra em relação ao veleiro, mas foi impedido, pois a equipe de Dalton já estava construindo seu primeiro AC72.

Além dos desentendimentos entre Dalton e Coutts, a America´s Cup tem outros problemas para enfrentar. O primeiro é o pequeno número de equipes, apenas quatro, que aceitaram desafiar o time defensor da taça Oracle Team USA. O que gerou mudanças nas regras do pré-evento. A ACWS seria disputada em veleiros de 45 pés até julho de 2012 e logo depois os AC72 entrariam em cena. Mas apenas três equipes haviam se lançado como desafiantes até a data e somente a ETZN estava com o veleiro de 72 pés pronto. O resultado foi que os organizadores mantiveram os AC45 em ação para não acabar com a série.

Isso significa que as equipes não vão conseguir competir com os barcos oficiais antes da Louis Vuitton Cup e das finais. Enfim, a America´s Cup continua sendo um desafio enorme para os velejadores e agora, também, para os organizadores.