Melhores velejadores do Brasil em 2012, Scheidt e Prada definem próxima temporada

 

Dupla medalhista de bronze nos Jogos de Londres recebeu o Prêmio Brasil Olímpico, nesta terça-feira (18), no Rio de Janeiro. Scheidt competirá no Brasileiro de Laser de 19 a 29 de janeiro no Veleiros do Sul.

Local Comunicação

São Paulo - Robert Scheidt e Bruno Prada receberam do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), nesta terça-feira (18), o troféu de melhores brasileiros do ano na Vela, em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Mas a dupla tricampeã mundial da Star e medalhista de bronze nos Jogos de Londres/12 terá pouco tempo para comemorar e aproveitar as férias. Agora em classes distintas - Scheidt na Laser e Prada na Finn - os dois voltam a competir ainda em janeiro.

Robert__Bru


"Ficamos muito felizes por receber o Prêmio Brasil Olímpico mais uma vez. É um grande incentivo para qualquer atleta brasileiro, e voltarei aos treinos ainda mais estimulado", disse Scheidt, que, além de vencer o Prêmio com Bruno Prada nos últimos quatro anos, tem outros oito individuais, na categoria Vela, e o troféu de melhor atleta do ano em 2001. "Vou ficar em Ilhabela no final do ano, tanto para passar as férias com toda a família como para treinar. Mas serão treinos em ritmo moderado, até 4 ou 5 de janeiro."

Nas curtas férias em Ilhabela, o velejador terá a companhia também de Bruno Prada. Depois, os dois seguirão caminhos diferentes. Scheidt voltará a São Paulo apenas para cuidar do barco e segue para Porto Alegre dia 16, onde disputará o Campeonato Brasileiro de Laser, entre 19 e 29 de janeiro, no Veleiros do Sul.

"Vou me preparar da melhor forma possível, para brigar pelas primeiras posições. Os treinos no Rio foram muito positivos e me deram mais confiança. Sei que em Porto Alegre enfrentarei adversários fortes, como o Bruno Fontes e o João Hackerott. Será uma disputa de nível altíssimo. Não estou me cobrando uma vitória, neste momento, mas é claro que vou lutar pelo pódio", destacou Scheidt, que em fevereiro ainda participará da Semana Pré-Olímpica de Vela, no Rio de Janeiro. A competição é uma seletiva para a formação da Equipe Olímpica Brasileira.

Para Scheidt, o retorno à Laser vem superando todas as expectativas. Em sua primeira competição na antiga classe, onde já tinha oito títulos mundiais, o velejador venceu o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas. "Acho que, por ter voltado em setembro, já estou num nível muito bom. E eu não parei de velejar em momento algum. Se não estava na Laser, estava na Star. Agora o mais importante é administrar as lesões. Tenho uma boa programação de exercícios, fisioterapia e acompanhamento durante as competições. No Campeonato Paulista, consegui velejar três dias seguidos sem sentir dor alguma, o que é difícil na Laser, que exige muito mais do corpo. Estou ótimo", garantiu.

Calendário agitado na Finn

Já Bruno, de volta ao Brasil depois de um período de 15 dias de treinamento na Espanha, com o campeão mundial e medalhista olímpico Rafael Trujillo, planeja uma sequência de competições já para janeiro. "Tenho três campeonatos marcados para o mês. O primeiro é a Semana de Vela do Rio de Janeiro, de 4 a 6 de janeiro. Depois disputarei o Campeonato Brasileiro de Finn, entre os dias 18 e 20, em São Paulo. Na sequência, vou para Miami para a primeira etapa de 2013 da Copa do Mundo de Vela", enumera Prada.

Robert Scheidt tem patrocínio do Banco do Brasil, Prada, Gocil e Rolex. Bruno Prada tem patrocínio da Gocil e Oakley e apoio do Club Athletico Paulistano. A dupla tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor.