Conheça os fundadores e membros da Academia Brasileira de Náutica

 

Da Redação da www.nautica.com.br

Na festa de comemoração de 25 anos da revista Náutica, foi anunciada a abertura oficial da Academia Brasileira de Náutica.

Conheça um pouco sobre os fundadores e membros da academia.

Fundadores

Marcio Dottori
A ligação com os barcos de Marcio Piccolotto Dottori, diretor técnico da GR Um Editora vem desde os 14 anos, quando ganhou seu primeiro veleiro, um HobieCat 14. A partir daí sua relação com o mar não parou de crescer. Passou três anos na Marinha, foi mergulhador profissional, professor de navegação e o primeiro brasileiro a cruzar o Atlântico Sul em solitário.

Ernani Paciornik
Ernani Paciornik, presidente da GR Um Editora e Boat Show Eventos,começou sua carreira náutica no começo dos anos 80 e já tem no currículo coberturas das regatas de Volta ao Mundo, Olimpíadas e Americas Cups. Dono das revistas Mar, Mar Vela&Motor e Náutica, revolucionou o mercado náutico com a realização dos salões náuticos no Rio e em São Paulo.

Denise Godoy
Diretora de redação de Náutica, de 1990 a 2004, Denise Godoy foi quem deu o impulso para que a revista se tornasse líder de mercado no setor, posição que ocupa há mais de 30 anos. Dedicada, Denise, além de diretora de redação da revista Pense Leve, é vice-presidente da GR Um Editora, que edita as revistas Náutica, Pesca Esportiva e Mergulho.

Aloysio Gomes Carneiro
O capitão amador Aloysio Gomes Carneiro iniciou sua vida náutica no Iate Clube de Paranaguá, PR, local onde adquiriu seu primeiro barco à vela. Depois comprou um veleiro Camper Nicholson de 48 pés e após navegar cinco anos com o barco pelo Caribe e EUA veio com ele para o Brasil, onde elaborou os consagrados Guia Mar Rio e Guia Mar São Paulo

Nivaldo Simas
Tendo a náutica com seu hobby predileto, o executivo catarinense Nivaldo Simas, trabalhou voluntariamente pela restauração das edificações da Ilha da Paz, cujo farol baliza os pilotos dos navios que entram pela barra do porto de São Francisco do Sul. Neto e filho de construtores navais, Nivaldo Simas é um apoiador constante das atividades náuticas em Santa Catarina.

Membros presentes na premiação

Aleixo Belov
Aleixo Belov foi o primeiro brasileiro a dar a volta ao mundo em solitário, a bordo do veleiro Três Marias, empreitada realizada em 1981 e repetida em 1985 e em 2000. Em 2010 completou sua quarta volta ao mundo, desta vez a bordo do Fraternidade, um veleiro escola. Escreveu seis livros sobre seus pensamentos e viagens no mar.

Berardino Antonio Fanganiello
Empresário e navegador, Berardino Fanganiello, 65 anos,realizou muitas benfeitorias para os sócios do tradicional Iate Clube de Santos, associação da qual é o Comodoro. Na sua gestão, foram incorporadas, além da épica sede social no bairro paulistano de Higienópolis, novas sedesem Ilhabela, Paraty e Angra, todas com boa infraestrutura náutica.

Fernando Mistrorigode Almeida
Fernando de Almeida começou sua trajetória de projetista na Itália em 1989. Trabalhou nos escritórios de arquitetura naval Yankee Delta Yacht Design e Nauta Yachts. Depois foi transferido para Miami, onde atuou na linha de lanchas de pesca da BertranYatchs. Atualmente no Brasil, projetou barcos de ponta para a Riostar, Pro Boat, Spirit Ferreti e Inace

Nelson Ilha
O gaúcho Nelson Horn Ilha, 54 anos, dedica-se quase que integralmente à vela de competição. Presidente da Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul de 1998 a 2004, membro da diretoria do clube Veleiros do Sul é também juiz da Federação de Vela Internacional (ISAF) desde 1990 e juiz de regatas nos jogos olímpicos, a partir das Olimpíadas de Atlanta em 1996.

Fernando Tigre
Lancheiro com muito honra, ocarioca Fernando Tigre, que acumula uma carreira de sucesso como executivo em empresas de porte como GE, Westinghouse, Alcoa Alumínio e Alpargatas, começou sua vida náutica na vela, disputando regatas na classe Guanabara. Possui vasta experiência com barcos a motor, área onde atua como um consultor informal para os amigos.

Gisela Pastorino
Funcionária da Petrobras, Gisela Pastorino é considerada a mãe do óleo diesel Verana, um produto de alta qualidade elaborado para dar melhor performance e durabilidade aos motores de barcos de lazer. Com formulação própria, este diesel da Petrobras também é mais amigável para o meio ambiente, já que é o que tem o menor teor de enxofre da categoria.

Hildelene Lobato Bahia
A paranaense Hildelene Bahia foi a primeira mulher a virar comandante da Marinha Mercante Brasileira. Já navegou oito vezes pelo Estreito de Magalhães, considerada uma das travessias mais difíceis do mundo e atualmente, com 38 anos, comanda um petroleiro. Sua carreira de sucesso começou em 2001 e, já em 2009 ganhou o comando do seu primeiro navio.

Lars Grael
Mais que um velejador habilidoso, medalista olímpico e trabalhador público incansável, Lars Grael possui um história de superação. Após um acidente que levou a perda da sua perna direita, Lars Grael continuou bravamente com o seu sonho de velejar por competições pelo mundo, se tornando uma importante referência pelo seu trabalho, pensamento e pessoa.

Luiz Antonio Pereira (Ted Budion)
O carioca Luiz Antonio Pereira, o Ted Budion, é jornalista e pescador submarino há quase quatro décadas e "do mar" desde que nasceu, há 56 anos. Trabalhou nas indústrias náutica e de mergulho no Brasil e nos EUA, foi editor de NÁUTICA, e hoje é consultor de turismo náutico e pesca sub. Seus trabalhos foram publicados em dez países e em cinco línguas diferentes.

Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior
Formado como Guarda-Marinha em 1976, o Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior ostenta uma carreira de sucesso na Marinha. Além da Diretoria de Portos e Costas,onde é o atual diretor, o Vice-Almirante Ilquesexerceu funções importantes de comando na conceituada instituição militar, entre elas o navio escola Brasil e o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo.

Ricardo Lebreiro
Velejador nato, tricampeão fluminense na classe Pinguim até ser campeão mundial na categoria Snipe,Ricardo Clarkson Lebreiro, ostenta uma coleção de medalhas em seus quase 45 anos dedicado à vela. Professor de vela dos aspirantes da Escola Naval, “Riquinha” como é conhecido no meio náutico, já testou mais de 80 barcos para a revista Náutica.

Roberto Pandiani
Navegadorbem preparado, Beto Pandiani,aos 55 anos, é conhecido pelos projetos de travessias oceânicas, sempre a bordo de pequenos veleiros catamarãs sem cabine. Da Antártica a Groenlândia e do Chile à Austrália, Pandiani navegou mais de 50 mil quilômetros. Seu próximo desafio será cruzar o Atlântico Norte, de Vancouver para a Groenlândia.

Peter Siemsen
Advogado renomado,Peter DirkSiemsen, 83 anos, compete em regatas desde 1948, tendo participado de mais de 500 provas e sagrando-se campeão em algumas delas. Homenageado com o Prêmio “Beppe Croce”, concedido pela ISAF em 2001, pelas contribuições ao esporte da vela mundial, Peter Siemsen, também foi vice-presidente e juiz da conceituada organização.

Marco Antonio Castello Branco
O advogado e ex-deputado Marco Antonio Castello Branco criou, como Secretário de Turismo do Governo do Estado, os circuitos de turismo náutico no estado de São Paulo, na hidrovia Tietê Paraná e também no litoral. É dele também a paternidade do Grupo Náutico de São Paulo, comissão formada para identificar e ajudar a resolver os problemas náuticos no estado.